Você está aqui:  / Massas e molhos / Reaproveitamentos / Torta de macarrão com sobras de salmão e de alho poró

Torta de macarrão com sobras de salmão e de alho poró

TortaDeMacarraoComSalmaoEAlhoPoro_CozinhandoPara2ou1

Amo de paixão qualquer tipo de macarrão mas odeio na mesma proporção as sobras da massa já cozida. Eu sei, é frescura, mas só de pensar nelas já perco totalmente a vontade de comê-las. Mas como na minha casa comida ainda boa não vira lixo, comecei a pensar em um jeito diferente para reaproveitar aquele pouco mais de 1 xícara de penne integral pré-cozido e me lembrei de uma receita que tinha visto em algum canto por aí.

Não lembrava onde a tinha visto, mas lembrava da foto de conchigliones com uns verdinhos e cogumelos e achei que poderia ser do Caldeirão da Bruxa Solar. Dito e feito: com uma breve busca, encontrei-a (um parênteses: acho super legal essa história de meio que reconhecer o “dono” das receitas pelas fotos e pelo estilo de cada um e fico pensando se vocês, meus leitores queridos, identificam o “meu estilo”).

Só que acontece que no dia eu não tinha quase nenhum ingrediente em casa além do macarrão cozido, então me inspirei livremente no que li e consegui improvisar uma torta prática e delicinha, que nem pareceu ser feita só com as sobras da semana. Então, fica a dica: abra a geladeira e faça as substituições necessárias. Pode até não ficar assim tão perfeita, mas são pouquíssimos os casos em que dá tudo muito errado. 😉

1 e 1/2 xícara de macarrão já cozido (pode ser de sobras)
1/2 xícara de creme de leite
1 ovo
2 colheres de sopa de alho poró ou de cebolinha picados
3 c0lheres de sopa de requeijão
1 filé de salmão em lascas (+/- 2/3 xícara — usei um que já estava grelhado)
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Misture bem o creme de leite com o ovo, o alho poró e o requeijão e tempere com sal e pimenta do reino. Envolva nesse creme as lascas de salmão e despeje sobre o macarrão disposto em um refratário que possa ir ao forno.

Com cuidado, misture para que o creme se distribua homogeneamente entre o macarrão.

ComoFazerTortaDeMacarrao_CozinhandoPara2ou1

Por cima, coloque o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido em 220ºC até ficar firme e começar a dourar a superfície. Retire do forno e corte os pedaços para servir.

Esta quantidade serve bem duas pessoas como refeição. Se quiser, complemente com uma salada bonita.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: