Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Saladas e molhos / Salada de alface com espaguete de abobrinha, laranja, champignons e molho de mostarda

Salada de alface com espaguete de abobrinha, laranja, champignons e molho de mostarda

saladadealfaceabobrinhalaranjaechampignon_cozinhandopara2ou1.jpg

Lembram do Espaguete de abobrinha do outro dia? Fui exagerada e fiz uma quantidade grande demais para a receita, mas como nada vai para o lixo, guardei na geladeira em um pote bem fechado. No dia seguinte, virou ingrediente de uma salada super saborosa e reforçada com champignons. A laranja acrescenta cor e um leve adocicado, além da vitamina C, e um molho de mostarda complementa o paladar, deixando-a ainda melhor. Quero ver quem vai dizer que salada não tem graça!

Para a montagem da salada:
Folhas de alface rasgadas
Abobrinha
Champignons em conserva fatiados
Laranja cortada em cubos

Para o molho de mostarda:
1 colher de sopa de mostarda
1 1/2 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de limão espremido ou de vinagre
1 pitada de ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade

Comece preparando o molho. Para isso, é só misturar bem os ingredientes, de preferência em um pote bem fechado e chacoalhar até ficar homogêneo. Deixe na geladeira até o momento de servir.

Depois, corte as duas pontinhas da abobrinha e tire a casca bem fininha, se possível com um descascador de legumes. Faça os fiozinhos de “espaguete” ralando o comprimento da abobrinha com um ralador de ralo grosso até alcançar a parte central com as sementes. (Esta parte interna pode ser reservada para utilizar em outra receita.)

comofazerespaguetedeabobrinha_cozinhandopara2ou1.jpg

Para montar da salada, cubra o fundo de uma tigela ou prato com as folhas de alface. No centro, arrume o espaguete de abobrinha e, por cima, distribua as fatias de champignon e os cubos de laranja. Eu enfeitei com ciboulettes. Sirva com o molho.

As quantidades dependem de quantas pessoas serão servidas e do quanto você gosta de cada item. Esta receita de molho de mostarda serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • ANAZILDA DE BARROS STAUFFER

    /

    Luciana, me separei recentemente e estou tentando aprender a cozinhar pra um (venho de familia grande, que usa caldeirões imensos!).
    Meu maior problema são as compras: comobse compram 4 folhas de alface, duas de espinafre e três tomatinhos pra fazer uma salada? Por menos que compre, sempre acaba indo um monte pro lixo.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Anazilda, sei bem como é essa adaptação — foi exatamente dela que nasceu este blog 🙂
    Com o tempo a gente vai aprendendo, pode ter certeza. Especificamente sobre as saladas, eu costumo comprar daqueles pacote de folhas já higienizadas. Apesar de ser um pouco mais caro, eu prefiro pois dá para variar as saladas todos os dias e não desperdiço muito. Na banca da feira, o senhorzinho já me conhece e toda semana monta um kit diferente, mas também há boas opções até mesmo nos supermercados.
    Mais uma dicas de planejamento para te ajudar nessa fase: https://www.cozinhandopara2ou1.com.br/truques-e-dicas/como-planejar-a-lista-de-compras-de-supermercado
    Beijo e volte sempre! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram