Você está aqui:  / Carnes / Congelados / Polpettones recheados ao forno

Polpettones recheados ao forno

Num belo domingo resolvi me arriscar em um terreno perigoso: preparar polpettones para meu pai. Uma receita tradicional que minha bisnonna fazia com excelência — e competir com o sabor afetivo que uma comida de vó tem não é lá muito animador, convenhamos.

É que cozinhar para ele deve ser uma experiência próxima de cozinhar para filhos chatos para comer. Primeiro porque ele é super carnívoro e eu não, e depois porque ele tem tantas restrições de paladar que nunca sei direito se vou agradar ou decepcionar com minhas ideias.

Para não errar muito feio, acabo sempre optando pelas receitas mais tradicionais que levam carne, queijo e molho, afinal esta é a trinca vencedora para ele (até hoje não encontrei uma opção que fosse reprovada pelo meu exigente degustador). Então ao escolher este desafio eu já saía com alguma vantagem.

Depois, quem é que resiste a polpettones feitos com um mix especial de carnes deliciosas e repleto de queijo derretido por dentro e por cima?

O veredito não poderia ter sido melhor: segundo meu pai, ficaram tão bons quanto os da nonna, apesar de não terem sido fritos como os dela. (Bateu aquela preguicinha de lavar panela de óleo, então fiz só no forno; primeiro sem molho e depois com molho e mais queijo por cima.)

Polpettones recheados ao forno

400g. de carne moída (patinho, acém…)
50g. de bacon
150g. de filé de costela
1 cebola média
2 ovos
2 colheres de chá de ervas finas desidratadas
1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
Pão duro ralado ou farinha de rosca (se necessário)
1 xícara de queijo muçarela ralado
1 xícara de molho de tomate (preferencialmente caseiro)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Eu comecei passando pelo processador o bacon e o filé da costela (sem os ossinhos) para moer bem. Você pode picar bem fininho na ponta da faca ou então já pedir para o açougueiro moer junto com a carne. Aproveitei para processar também a cebola.

Coloque as carnes em uma tigela grande e junte a cebola, os ovos, as ervas finas e a páprica. Tempere com uma pitada de sal e de pimenta do reino e amasse bem. Se a massa estiver muito mole (você vai perceber que não dá para formar um bolinho que fique firme com ela), acrescente aos poucos o pão ralado ou farinha de rosca.

Divida a carne em três partes e depois cada uma delas em duas metades. Abra as metades em discos não muito finos de carne, coloque 1/4 do queijo sobre um deles (reserve 1/4 do queijo para colocar por cima depois) e cubra com outro disco de carne, fechando bem as laterais para que o queijo não escape. Você vai formar três polpettones grandes.

Unte um refratário ou assadeira com um fio de azeite e coloque os polpettones. Espalhe mais um fio de azeite sobre eles e leve ao forno preaquecido em 180ºC por cerca de 20 minutos ou até que a superfície esteja começando a dourar.

Tire o refratário do forno e, com uma espátula, retire também os polpettones deste refratário. Distribua metade do molho no fundo dele, recoloque os polpettones (eles vão ter diminuido um pouco de tamanho). Cubra os polpettones com o restante do molho e coloque um pouco do queijo por cima para derreter.

Quando o molho do fundo estiver borbulhando e o queijo de cima bem derretido, retire do forno e sirva os polpettones com uma massa cozida al dente.

Estas quantidades rendem 3 polpettones, suficientes para 2 ou 3 pessoas (o papi comeu dois!). Caso ache demais, congele um dos polpettones pré-cozido (ainda sem o molho e sem o queijo derretido por cima) por até 3 meses. Depois é só descongelar na geladeira e aquecer no forno com molho e queijo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Ariana

    /

    Almoçamos hoje esta refeição tão confort pra mim tbm! ❤️

  • Luciana Carpinelli

    /

    É irresistível, né? A gente por aqui adora! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram