Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Sanduíches / Salada cremosa de camarão no pão sueco (Krämig räksallad på toast)

Salada cremosa de camarão no pão sueco (Krämig räksallad på toast)

Esta salada cremosa de camarão é uma das preparações mais comuns na culinária escandinava. Geralmente servida no pão sueco ou sobre torradas bem fininhas de pão tostado, tem o nome original que parece, na verdade, uma salada de letrinhas: Krämig räksallad på toast. Muitas vezes ela vira o famoso smorebrod, aquele sanduíche aberto famoso na área conhecida como Skåne, entre a Dinamarca e o sul da Suécia.

Depois da minha breve decepção com o prato tradicional italiana (a Pasta Salami alla Vodka) que minha host do Airbnb em que me hospedei em Malmö me ensinou, fui bem específica e pedi uma receitinha típica do país — para complementar a experiência no país. Assim que falei isso, ela nem pensou e já disse esse palavrão aí, sem que eu entendesse nada.

Combinamos, então, que ela escreveria a lista de ingredientes em um papel (em inglês, claro!) e eu os providenciaria no supermercado. Confesso que foi realmente uma aventura conseguir trazer tudo e acabei escolhendo o tipo errado de ovas (estas são vegetarianas!!!), mas felizmente nosso jantarzinho ficou extremamente bom, com muitos sabores diferentes super bem combinados. Deu para entender porque o pessoal gosta tanto desta saladinha!

Segundo a Stella, a gente pode servir assim como um canapé grandão, usar pães redondinhos que cabem em uma bocada ou então colocar em um copinho para ser comido com uma colherzinha. Pode ser também um acompanhamento para algum peixe assado, por exemplo, e até para o hot dog. E ela me contou que adora ter um restinho na geladeira para atacar em um lanchinho quando volta tarde para casa!

Salada cremosa de camarão no pão sueco (Krämig
räksallad på toast)

150-200g. de camarão descascado
1 colher de sopa de rabanete bem picadinho
1 colher de sopa de cebolinha bem picadinha
1 colher de sopa de endro/dill bem picadinho
1 colher de sopa de pimentão bem picadinho
1 colher de café de pimenta vermelha bem picadinha
1/4 de xícara de creme de leite (preferencialmente fresco)
1 colher de sopa de limão espremido
1 gema
2 colheres de chá de mostarda (preferencialmente do tipo dijon)
+/- meia xícara de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade
Pão sueco ou torradas bem fininhas (clique AQUI para aprender a preparar o Pão Sueco)
Ovas frescas e endro/dill para finalizar

Pique bem os camarões, o rabanete, a cebolinha, o endro, o pimentão e a pimenta. Coloque-os em uma tigela e reserve.

Misture bem o limão ao creme de leite e reserve também.

Em uma outra tigela, coloque a gema e bata-a rapidamente com um garfo ou fouet até começar a espumar. Junte a mostarda e bata novamente. Sem parar de bater, vá despejando o azeite em fios até que fique um creme amarelado (uma maionese caseira).

Adicione o creme de leite com limão à maionese e bata mais um pouco até integrar bem. Finalmente acrescente os ingredientes picados, envolvendo-os completamente nesta mistura. Prove e tempere a gosto com sal e pimenta do reino.

Arrume os pães em pratos ou bandejas e, sobre eles, espalhe uma boa quantidade da salada de camarões. Por cima, coloque um pouco de ovas frescas e um raminho de dill para finalizar. Sirva em seguida.

Se preferir, conserve em um pote bem fechado na geladeira antes de servir. Bem acondicionado e refrigerado, dura até três dias.

Estas quantidades servem bem duas pessoas como uma refeição leve e até 6-8 como entradinha.

Somente agora me lembrei que já tinha experimentado esta saladinha cremosa de camarão antes. Olha só ela aí, servida como entradinha de um almoço gostoso!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram