Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sem glúten / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Dukkah (mix crocante de especiarias, grãos e oleaginosas)

Dukkah (mix crocante de especiarias, grãos e oleaginosas)

Dukkah_CozinhandoPara2ou1

Dukkah é uma mistura de especiarias, grãos e oleaginosas, uma espécie de farofinha crocante e super perfumada típica do Egito. É muito comum em mercados étnicos, mas super fácil de fazer em casa, então fica a dica.

Ele pode ser usado para formar uma crosta sobre carnes, aves ou peixes assados, para complementar saladas e sopas (quase que como uma Granola salgada) e para finalizar pratos com legumes assados ou refogados, além de ser uma delícia servido com um pouco de azeite para molhar pedaços de pão, em uma entradinha.

Foi o Dukkah que acrescentou sabor e um toque crocante ao nosso Homus de beterraba assada, que fez parte do nosso especial de receitas para as festas de fim de ano.

Receitinha especial que aprendi lá n’A mesa da Carolina.

Dukkah (mix especiarias, grãos e oleaginosas)

1/2 xícara de avelãs
1/4 de xícara de gergelim
1/2 colher de sopa de sementes de cominho
1/2 colher de sopa de sementes de coentro
1 colher de chá de sementes de pimenta do reino
1 colher de chá de flor de sal (ou sal grosso)

Coloque as avelãs em uma assadeira e asse por 8 a 10 minutos em forno médio, sempre de olho para não queimar. Retire do forno e espere esfriar.

Enquanto isso, toste as sementes de gergelim em uma frigideira seca por 1 a 2 minutoss, até ficarem douradas e perfumadas. Reserve. Faça o mesmo com as sementes de cominho e de coentro.

Em um pilão grande ou no processador de alimentos, triture bem todos os ingredientes.

Guarde em um vidro com tampa em local fresco.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram