Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Homus de beterraba assada com dukkah

Homus de beterraba assada com dukkah

HommusDeBeterrabaComDukkah_CozinhandoPara2ou1

Entre minhas receitas preferidas estão aquelas bonitas, que alimentam os olhos antes de encher o estômago. E esta cor maravilhosa me conquistou à primeira vista e não consegui evitar de prepará-la em casa. Qual não foi a minha surpresa ao experimentá-la: uma explosão de sabores incrivelmente bem combinados, muito mais gostosa do que a tradicional versão do Homus feito apenas com o grão de bico.

A receita eu vi no blog A Mesa da Carolina. E, além dessa lindeza, ainda descobri o Dukkah, uma mistura de especiarias e grãos, uma espécie de farofinha crocante e super perfumada típica do Egito. É muito comum em mercados étnicos, mas super fácil de fazer em casa, então fica a dica. Além de acrescentar sabor e um toque crocante ao nosso homus de beterraba, ela pode ser usada para formar uma crosta sobre carnes, aves ou peixes assados, complementar saladas e sopas, finalizar pratos com legumes assados ou refogados, além de ser uma delícia servido com um pouco de azeite para molhar pedaços de pão.

Bom, nesta época não tem como não pensar neste lindo e delicioso homus de beterraba como uma das opções de entradinhas para as mesas das ceias de fim de ano. O que acha de incluí-lo no cardápio do Natal ou do Ano Novo? Garanto que vai ser um sucesso!

Homus de beterraba assada com dukkah

Para o dukkah:
1/2 xícara de avelãs
1/4 de xícara de gergelim
1/2 colher de sopa de sementes de cominho
1/2 colher de sopa de sementes de coentro
1 colher de chá de sementes de pimenta do reino
1 colher de chá de flor de sal (ou sal grosso)

Para o homus de beterraba:
150g. de beterraba (aproximadamente 1 beterraba média)
1 dentes de alho
200g. de grão de bico (1 caixinha, peso não drenado)
2 colheres de sopa de tahine
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água (ou mais, se precisar)
Suco de 1/2 limão tahiti
Sal e pimenta do reino a vontade

Preaqueça o forno a 200º C.

Para o dukkah, coloque as avelãs em uma assadeira e asse por 8 a 10 minutos, sempre de olho para não queimar. Retire do forno e espere esfriar.

Enquanto isso, toste as sementes de gergelim em uma frigideira seca por 1 a 2 minutoss, até ficarem douradas e perfumadas. Reserve. Faça o mesmo com as sementes de cominho e coentro.

Em um pilão grande ou no processador de alimentos, triture todos os ingredientes. Guarde em um vidro com tampa em local fresco.

Para o hommus, embrulhe a beterraba em papel alumínio e asse por 40 a 60 minutos ou até que esteja macia ao ser perfurada por um garfo. Quando estiver fria para ser manipulada, tire a casca com as mãos e corte em pedaços.

Coloque o alho no processador de alimentos e bata. Junte a beterraba, o grão de bico (use uma peneira para drenar e escorrer sob água corrente antes), o tahine, o azeite e a água. Bata até formar uma pasta homogênea. Junte o suco de limão e tempere com sal e pimenta do reino. Bata mais um pouquinho, prove e corrija o tempero caso necessário. Se achar muito grosso, coloque um pouquinho mais de água.

Sirva com um generoso fio de azeite, o dukkah, micro greens e fatias de limão. Eu acompanhei de Torradinhas de mini pão sírio (clique AQUI e veja como prepará-las).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • mi

    /

    SENSACIONAL!!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram