Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Carnes / Entradas e petiscos / Steak tartare com batatas picantes

Steak tartare com batatas picantes

SteakTartare_CozinhandoPara2ou1

Desde pequena, sempre preferi os vegetais às carnes e quase sempre dou preferência às brancas, mais leves e de digestão mais fácil. Entretanto, não tenho nenhum conflito filosófico em, de vez em quando, me esbaldar com um maravilhoso hambúrguer com bacon ou, ainda mais raramente, um belo carpaccio ou um steak tartare caprichado.

Mas estes tipos de pratos, em que a carne é servida crua, o cuidado deve ser sempre maior. E somente esta já é uma desculpa mais do que suficiente para prepará-los em casa, assim temos certeza da origem dos ingredientes e de que são frescos o suficiente para a gente comer com a consciência tranquila.

Apesar disso, eu nunca tinha me aventurado a fazer o tartare de carne por minha conta. Mas desde que vi o post da Fabi Pinfildi no Figos & Funghis, tratei de colocá-la na minha listinha das receitas a serem testadas. Com base na lista de itens que ela sugere, adaptei de acordo com o que tinha em casa e só resta uma coisa a dizer: este é o melhor steak tartare que já provei até hoje!

Steak tartare com batatas picantes

400g. de carne bovina magra e super limpa (filé mignon, coxão mole ou patinho)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de mostarda (preferencialmente da dijon)
1 colher de chá de molho de pimenta
1 colher de sopa de alcaparras bem picadas
1 e 1/2 colher de sopa de cebola roxa bem picadinha
2 colheres de sopa de pepino em conserva bem picado
1 colher de sopa de salsinha bem picada
Sal e pimenta do reino a vontade
2 gemas para servir (opcional)

O grande segredo de um bom steak tartare é a carne super fresca e bem picada na ponta da faca. Por isso, nem considere preparar esta receita com carne congelada, e prefira deixar de lado a moída (se não der, faça com o que tiver disponível, de preferência com uma boa carne e bem fresca)!

Corte a peça de carne em bifes e depois cada bife em tirinhas de cerca de meio centímetro. Para finalizar, corte as tirinhas em cubos. Reserve a carne picada na geladeira.

Coloque um pouco de gelo com água gelada em uma tigela e apoie outra sobre ela. Isso vai garantir que a carne fique super fresca durante o preparo.

ComoFazerSteakTartare_CozinhandoPara2ou1

Nesta tigela gelada, coloque os ingredientes do molho: azeite, molho inglês, mostarda e molho de pimenta. Tempere com sal e pimenta do reino e misture para emulsionar muito bem.

Adicione a carne e mexa para distribuir os sabores. Junte, então, os demais ingredientes e misture mais uma vez, integrando tudo muito bem.

Prove e, se precisar, corrija sal, pimenta e azeite. Sirva logo em seguida em dois bowls individuais ou molde com um aro. Se quiser, coloque as gemas no centro de cada tartare e tempere com sal e pimenta. Acompanhe de uma salada e das Batatas “fritas” rústicas com um toque picante (ou, se preferir, torradinhas de pão).

Esta quantidade serve duas pessoas como refeição ou até 6 pessoas como entradinha (neste caso, pode optar por gemas de ovos de codorna, fica um charme!).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram