Batata “frita” rústica com um toque picante e creme de limão
Batatas são sempre uma ótima opção como acompanhamento, principalmente porque combinam com qualquer coisa — de uma simples salada até a carne mais caprichada, passando, é lógico, pelos deliciosos hambúrgueres.
O grande problema é que geralmente a batata servida para acompanhar estes pratos costuma ser crocantemente frita, carregando muito óleo e inúmeras calorias. É aí que entra a air fryer, que elimina toda essa gordura. Mas forno também é uma ótima ferramenta para isso.
Essas batatas rústicas ficam crocantes por serem cortadas em palitos finos e ganham um tempero tão saboroso que viram até um interessante protagonista do prato mais simples. Um super coringa para o dia a dia ou então para uma refeição mais caprichada.
Batata “frita” rústica com um toque picante e creme de limão
Para as batatas rústicas com um toque apimentado:
3 batatas pequenas
1 colher de chá de páprica picante ou defumada
1 colher de café de mostarda em pó
1 pitada de pimenta calabresa desidratada
Azeite, sal e pimenta do reino
Para o creme de limão:
4 a 5 colheres de ricota fresca amassada com garfo (Clique AQUI para ver como preparar ricota em casa)
1/2 limão espremido
1 pitadinha de sal
1 colher de sopa de cebolete ou cebolinha picada
Lave bem as batatas e enxugue-as. Depois disso, corte cada uma delas em 12 partes (como mostrado na foto abaixo).
Coloque os palitos de batata em uma tigela e junte os temperos, incluindo azeite, sal e pimenta do reino. Misture com as mãos para distribuir bem os sabores.
Espalhe os pedaços das batatas em uma assadeira ou na gaveta da air fryer.
Leve ao forno presquecido em 200°C por mais ou menos 40 minutos, mexendo de vez em quando durante este tempo, ou até que fiquem douradas.
Para preparar na air fryer, preaqueça-a por 10 minutos em 200°C e depois de colocar as batatas, programe mais 20 minutos em 180°C. Lembre-se de mexer os pedaços na metade do tempo. Se quiser mais douradinhas, pode acrescentar mais uns 5 minutos em 200°C.
Enquanto isso, processe a ricota com o limão e o sal até ficar cremosa. Coloque em um pote e salpique a cebolete por cima.
Esta quantidade serve entre 2 e 3 porções.
Camila
22 de julho de 2020 em 14:01
Ela pode ser frita no óleo? Ela fica crocante? Pode congelar (já temperada) ela antes para depois quando fritar ficar crocante?
Luciana Carpinelli
22 de julho de 2020 em 21:43
Caamila, qualquer batata pode ser frita, sem problemas. Para ficar crocante, não deve ficar muito grossa e vai depender também da temperatura e do tempo à que ela é submetida ao óleo ou ao forno.
Não é indicado congelar batata pois ela não descongela muito bem (fica esponjosa e pode se desfazer fácil).
De nada!