Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Petit gateau de doce de leite

Petit gateau de doce de leite

PetitGateauDeDoceDeLeite_CozinhandoPara2ou1

Além de muitas receitas deliciosas, aprendi com musa Nigella a palavra “indulgência“. Como gosto de praticar o inglês sempre, prefiro assistir aos programas dela sem legenda e, ao vê-la provando doces maravilhosos e comentar alguma coisa com “indulgence“, já dá para entender o sentido pelo contexto. Mas curiosa que sou, fui pesquisar mais a fundo.

Indulgência pode ser aquela nossa sensação de “ah, hoje eu mereço uma sobremesa” ou “faz tempo que não como um doce, vou me permitir”; é quando a consciência nos permite sair da linha sem carregar aquele enorme peso de culpa. E, se é a culpa que engorda, como já ouvi falarem muito por aí, de vez em quando a vontade aperta e eu me permito mesmo.

Como sou daquela espécie bem açucarada de formiga, meu doce preferido é o doce de leite. Cremoso, douradinho, deliciosamente apaixonante. Juro, eu prefiro tomar café sem açúcar e sem adoçante (odeio!) todos os dias só para acumular créditos e depois trocá-los pelo doce de leite purinho — na minha opinião, uma troca justíssima!

Além disso, como faço questão sempre de variar, já fazia um tempão que estava querendo provar este Petit gateau de doce de leite mas a vontade era sempre tão enorme que não dava nem tempo de lembrar da receita que eu já estava atacando o pote com a colher mesmo. Mas finalmente consegui testá-la e, mais do que aprovada, ela já garantiu seu lugarzinho de honra aqui. Espero que faça o mesmo sucesso aí na sua mesa como fez aqui. 🙂

Petit gateau de doce de leite

3/4 xícara de doce de leite cremoso (clique no link e veja como preparar Doce de leite em casa)
2 colheres de sopa rasas de manteiga
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar (pode ser o branco ou o mascavo)
1/4 de xícara de farinha de trigo
1 pitada de flor de sal (ou sal comum)
1 pitada de canela em pó (opcional)

Comece untando e enfarinhando entre 3 e 4 forminhas individuais (a quantidade vai depender do tamanho delas).

Coloque o doce de leite e a manteiga em uma tigela e leve ao microondas de 20 em 20 segundos, sempre misturando nos intervalos até a manteiga derreter e se integrar bem ao doce. Reserve em temperatura ambiente.

Em uma outra tigela, junte o ovo e o açúcar (eu usei do mascavo) e bata rapidamente com um fouet ou garfo até ficar esbranquiçado. Por cima, peneire a farinha, acrescente a flor de sal ou sal e a canela e continue batendo até integrar tudo muito bem. Depois, envolva com a massa o doce de leite amanteigado e misture novamente.

ComoFazerPetitGateauDeDoceDeLeite_CozinhandoPara2ou1

Encha as forminhas com a massa e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora (se precisar, pode deixar por até 12 horas). Esta etapa é essencial para que os bolinhos assem de forma correta e fiquem com o recheio mole.

Após a pausa, leve as forminhas ao forno preaquecido em 220°C por 7 a 8 minutos — as laterais devem ficar firmes mas o centro ainda bem macio. Preste atenção, pois se passar muito além deste tempo, o bolinho vai assar por inteiro.

Eu acho que deveria ter dividido a massa um pouco melhor para fazer os 4 bolinhos porque eles ficam realmente doces e, um pouquinho menores, seriam a porção ideal para comer e ficar feliz sem enjoar.

Sirva em seguida ainda quente. Com uma bola de sorvete de creme fica incrível!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram