You are here:  / Doces, bolos e sobremesas / Dulce de leche (doce de leite caseiro simplesmente maravilhoso e fácil de fazer!)

Dulce de leche (doce de leite caseiro simplesmente maravilhoso e fácil de fazer!)

DulceDeLecheArgentino_CozinhandoPara2ou1

Ontem publiquei uma receita com inspiração alemã e, logo em seguida, lembrei que esta, com traços argentinos, estava esquecida na fila de publicação. Pois aqui está minha homenagem à outra seleção finalista da Copa do Mundo, com o que a Argentina tem de melhor (na minha opinião): o dulce de leche.

Que eu sou formiguinha não é segredo, né? Já contei várias vezes que, se pudesse, trocaria sem pensar o almoço pela sobremesa. Se não me engano, contei também que prefiro evitar qualquer doce diet porque eles definitivamente não matam a minha vontade de açúcar, por isso vou economizando algumas calorias até que, de vez em quando, mato a vontade de doce com um que realmente valha a pena. E este doce de leite é um dos melhores exemplos disso: simplesmente maravilhoso e fácil de fazer!

Esta receita eu vi no Caldeirão da Bruxa Solar e confesso que duvidei que ficasse MESMO parecido com as delícias portenhas — não era possível que uma receita tão simples virasse um negócio tão bom. É aqui que venho publicamente pedir desculpas à Sandra: ficou muito melhor do que eu imaginava.

Bom, para começar, é importante ressaltar que este não é um autêntico doce de leite argentino pois não foi feito com ingredientes importados, muito menos no país dos hermanos. Esta uma versão tupiniquim que chega perto do original, e é mais acessível do que o produto original. É importante dizer, também, que a qualidade do seu doce de leite vai depender diretamente da qualidade do leite utilizado — portanto, escolha o melhor que puder.

A única adaptação que fiz foi diminuir as quantidades, assim minha tentação ao pecado da Gula seria menor. 😉

Dulce de leche (doce de leite caseiro simplesmente maravilhoso e fácil de fazer!)

500ml. de leite integral (de preferência do tipo A de garrafinha)
3/4 xícara de chá de açúcar
1/2 colher de chá de essência de baunilha (ou metade das sementes de 1 fava)
1 pitadinha de sal

Comece derretendo metade do açúcar em uma panela alta e de fundo grosso, no fogo médio, até que fique com cor de caramelo claro (não deixe queimar muito pois ele vai escurecer um pouco mais durante o preparo). Aos poucos e com bastante cuidado, despeje pouco menos da metade do leite sobre o açúcar (vai borbulhar e pode espirrar, atenção!), que vai endurecer e grudar no fundo.

Aumente o fogo, coloque o restante do leite e vá mexendo com uma espátula de cabo longo ou colher de pau até o caramelo se dissolver completamente no leite. Adicione o restante do açúcar, a pitada de sal e a baunilha e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 1 hora, misturando de vez em quando.

À medida que o leite ficar mais cremoso, mexa com mais frequência para não empelotar ou pegar no fundo da panela. Quando ele estiver no ponto de brigadeiro de colher, tire do fogo e espere esfriar.

O doce pode ficar sem brilho — para corrigir isso, é só bater bem com um fouet. (Cheguei a duvidar disso também, mas foi exatamente o que eu fiz e funcionou.)

Coloque o doce de leite em um vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire da água quente sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato super limpo). Tampe bem e conserve na geladeira por mais ou menos 1 semana.

Importante: o doce de leite da foto estava gelado, por isso parece bem consistente — fiz na noite anterior e esperei a luz do dia seguinte para fotografar. Para colocar sobre o sorvete, esquentei por uns segundinhos no microondas e ficou como uma calda, irresistível!

Esta receita rende pouco menos de 200g. (um pote pequeno).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

13 Comments

  • lariqueta

    /

    Dioooosssss eu sou MUITO APAIXONADA por doce de leite! <3

  • Luciana C.

    /

    Eu tbm, meu doce preferido! Esse é o tipo de receita que a gente não deveria aprender a fazer… 😉

  • Mariana Lanna

    /

    Fiz o doce ontem…mas ele nao ficou lisinho. Parece que o leite talhou (?). Alguma sugestão do que pode ter sido?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Mariana, isso nunca aconteceu comigo, mas acho que pode ser que você não tenha mexido bem ou o seu fogo não é tão baixinho e o doce tenha “pegado” no fundo da panela (mais ou menos como acontece com o brigadeiro, que fica com uns pelotinhos mais firmes no meio.
    Acho que vale prestar atenção a isto em uma próxima vez.

  • Mayra

    /

    Pode ser feito com leite em pó? Fiquei morrendo de vontade de fazer mas não tenho leite de garrafa… :(

  • Luciana Carpinelli

    /

    Mayra, infelizmente não sei responder essa!
    Nunca fiz com leite em pó, mas acredito que deve dar certo sim. Conta pra gente se você tentar?
    beijo

  • Danielle dos Santos

    /

    Luciana, a essência de baunilha é fundamental?? Queria fazer hoje, mas não tem essência em casa. Rsrs.
    Parabéns pelo blog! Sou fã! 😊

  • Luciana Carpinelli

    /

    Danielle, não é essencial mas dá um saborzinho gostoso.
    De qualquer forma, pode fazer sem que não vai ficar ruim, não. 😉
    Beijo e obrigada. Volte sempre!

  • Danielle dos Santos

    /

    Ah, Luciana! Muito obrigada pela atenção em responder!
    Aprendi a fazer risoto com o blog, hehe. Hoje vou treinar os churros e o doce de leite.
    O que mais gosto, além do seu jeitinho de explicar as receitas, é a quantidade certinha para um ou dois. :)
    Beijos!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Danielle, eu que agradeço pelas visitas, pelos comentários e palavras carinhosas e por voltar sempre :)
    Beijo!

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

13 − seis =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram