Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Bolo cremoso de milho verde

Bolo cremoso de milho verde

BoloCremosoDeMilho2_CozinhandoPara2ou1

Eu tenho fases de paixão por alguns ingredientes e atualmente estou in love pelo milho. Não sei bem explicar como isso acontece, mas coincidentemente ou não, nos últimos dias já postei as receitas de Torta de fubá com linguiça moída e de Curau de milho. Aí fui passar uns dias na casa dos meus pais e acabei preparando este delicioso bolo também de milho.

Achei até que não fosse fazer tanto sucesso por aqui, mas postei a foto no Instagram (já segue o @cozinhandopara2ou1?) e foram tantas as pessoas que quiseram a receita, que aqui está ela. É hiper fácil de fazer, a gente bate tudo no liquidificador, e o bolo fica molhadinho e delicioso, principalmente para comê-lo ainda quente com um bom café passado na hora.

1 lata de milho verde escorrida e enxaguada com água
1 xícara de leite
200ml. de leite de coco
3 colheres de sopa de manteiga derretida
2 ovos
1/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colherzinha de café de sal

No liquidificador, bata o milho com o leite e o leite de coco até ficar bem fininho. Acrescente a manteiga e os ovos e bata novamente para integrá-los. Adicione a farinha e o açúcar e liquidifique novamente para obter um creme sem grumos. Por fim, adicione o fermento e o sal, batendo rapidamente pela última vez.

Coloque a mistura em uma assadeira pequena (27cm. x 18 cm.) untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 40 minutos ou até que o bolo fique firme e com a superfície douradinha. Não adianta fazer o teste do palitinho porque este bolo fica cremoso e úmido no meio.

Esta receita rende entre 6 e 8 porções, mas pode ser congelado. Para isso, corte os pedaços e embrulhe-os bem com papel alumínio antes de levar ao congelador. Antes de comer, leve-o direto do congelador ao forno em 180ºC até descongelar ou aqueça-o em um grill.

BoloCremosoDeMilho_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

11 Comentários

  • Luciana C.

    /

    Faz sim que é uma delícia! Depois volta aqui pra contar se aprovou. 😉

  • Orestes

    /

    Estou fazendo. Faltou o momento de adicionar açúcar mas o fiz junto com a farinha de trigo.

  • Orestes Caminha

    /

    Experimentei várias receitas para acabar um estoque de milho verde preste a vencer e esta foi, de longe, a melhor. Realmente divino.
    Em tempo, na receita falta indicar o momento de adicionar o açúcar, eu o fiz junto com a farinha.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Orestes, que bom que você gostou bastante da receita! Esse bolo é uma delícia mesmo. 🙂
    E obrigada por avisar do açúcar. Vou lá arrumar.
    Volte sempre!

  • Franciele Ribeiro

    /

    Fiz o bolo e a textura ficou diferente. Ficou bem sabor mingau de milho verde 😀
    Só uma observação: a quantidade de açúcar é exagerada. Se eu fizer novamente, colocarei a metade do que se pede na receita.

    Abs!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Franciele, também não sou craque em bolos e às vezes eles saem muito errado. Mas te garanto que esta receita é ótima (e tem até comentário aqui confirmando isso). Ah, e bolo de milho verde vai ficar com sabor de mingau de milho verde, pois os ingredientes são bem parecidos! 🙂
    E sobre o açúcar, pode adaptar como preferir. Esta receita é de vó, então sabe como é… tudo beeeeem gostoso.
    Abraço e volte sempre!

  • lauro

    /

    Simplesmente incrível!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

doze + 3 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram