Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Pudim de leite condensado da Vó Ninha (sem furinhos)

Pudim de leite condensado da Vó Ninha (sem furinhos)

pudimdeleitesemfurinhos_cozinhandopara2ou1

Não tenho muitas exigências alimentares, mas isso muda quando o assunto é pudim de leite condensado. Para mim, o pudim de leite perfeito tem um único furinho: aquele no centro. Adoro quando a textura é lisinha, quase como a de um flan, que desmancha na boca. E, incrivelmente, é o tipo mais difícil de se encontrar.

Já vi muitos truques por aí, mas apenas após 32 anos de vida descobri que minha vó Ninha tem a receita perfeita. Adaptei as quantidades para diminuir o rendimento e o resultado é esse que vocês podem ver na foto: um furinho no meio e algumas poucas bolinhas onde tinha mais calda. <3

Pudim de leite condensado da Vó Ninha (sem furinhos)

Para a calda:
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de água bem quente

Para o pudim de leite condensado sem furinhos:
1 e 1/2 xícara de leite
3/4 xícara de leite condensado
1 ovo e 1 gema

Comece preparando a calda em uma panela de fundo grosso. Coloque o açúcar e leve ao fogo baixo, sem mexer, até derreter completamente e começar a ficar dourado. Com muito cuidado (pode espirrar e o açúcar derretido é muito quente), adicione a água e só então misture delicadamente com uma colher de cabo longo. Espere o açúcar dissolver bem e a calda ficar lisinha.

Mais uma vez com bastante cuidado para não se queimar, divida a calda em 4 ou 5 forminhas (dependendo do tamanho) de metal para pudim e espalhe-a bem virando as formas — segure-as com um pano de prato pois estarão bem quentes. Leve à geladeira por pelo menos 5 minutos para ficar firme, assim a calda não se mistura ao pudim.

Enquanto isso, dissolva o leite condensado no leite, misturando suavemente com uma colher (sem bater para não aerar a mistura — este é o maior segredo para fazer o pudim de leite sem furinhos) e integre o ovo e a gema. Para evitar que fique com cheiro de ovo, coloque o ovo e a gema em uma peneira e espere que passem sozinhos por ela.

Encha as forminhas carameladas com a mistura, cubra cada uma com papel alumínio e coloque-as dentro de uma assadeira maior. Prepare o banho-maria colocando, no fundo da assadeira, água quente até metade da altura das forminhas e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 45 minutos (ou até que o creme fique firme).

Espere esfriar e deixe na geladeira até ficar bem gelado. Para desenformar na hora de servir, passe com cuidado uma faca nas bordas do pudim e vire a forminha sobre um prato.

Esta quantidade rende entre 4 e 5 pudins individuais, dependendo do tamanho das forminhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

10 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram