Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Pera cozida com calda de damascos

Pera cozida com calda de damascos

peracomcaldadedamasco_cozinhandopara2ou1.jpg

Hoje foi dia de preparar uma receita de uma sobremesa gostosa, bonita, nutritiva e super light. Como a base dela são duas frutas, a pera e o damasco seco, e a calda é feita com o açúcar natural do damasco, conseguimos ter um doce sem muitas calorias. Ótima para quando a vontade de comer um docinho aparece bem quando a reeducação alimentar está nos trilhos.

O bom dessa sobremesa é que, apesar de ser leve, tanto a pera como o damasco têm muita fibra, o que dá saciedade (e também auxilia no funcionamento do intestino e ajuda no combate ao mau colesterol). A pera tem baixo valor calórico e muitos nutrientes, como vitaminas A, as do Complexo B, C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro. Já o damasco, também conhecido como abricó, é supernutritivo, rico em vitaminas A, B, C e E, betacaroteno e potássio, que regula a pressão arterial e evita o acidente vascular cerebral. Pode dizer: simplesmente a cara do programa Você Bonita! 🙂

Depois da aula teórica, vamos à prática!

Pera cozida com calda de damasco

Para cada pera você vai usar:
+/- 1 xícara de água
1/4 de limão espremido
2 damascos secos
1 colher de café de canela em pó
Mel, agave ou adoçante culinário para adoçar (opcional)

Lave a pera, corte-a pela metade e coloque para cozinhar na água com o limão em fogo baixo com a panela tampada. Deixe 5 minutos, vire, e deixe mais 5 minutos. Retire as metades da pera e reserve.

Adicione ao caldo os damascos picadinhos e a canela e deixe reduzir até ficar uma calda. Se quiser, adoce com mel, agave ou adoçante culinário. Retire a parte central da pera, preencha com os damascos e cubra com a calda.

Cada pera cozida com a calda de dois damascos, tem menos de 150 calorias. Por isso, dá para incrementar a sobremesa com uma bola de frozen iogurte sem sair muito da dieta (e chegar a cerca de 200 calorias por porção).

-> Receita: Frozen Yogurt Light Super Fácil

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

  • Marcello Felipe

    /

    Acabei de ver o programa Você Bonita e adorei a receita !!,vou querer fazer !

  • Berta Theodosis

    /

    Sempre vejo que falam que as frutas tem Vit C, mas quando se cozinham ela não se perde com o calor???? E a Vit. B????? Adorei essa receita, vou fazer, gosto muito de damascos!!! So como sobremesas que levam frutas.

  • evanete amorim curvelo

    /

    Assistir pela metade no programa VB, a receita com pera, não peguei direito a receita e não entendi pelo Face poderia enviar-me? Porque achei fantástica… Evanete

  • Luciana C.

    /

    Berta, desculpe a demora em responder, mas esta última semana foi uma correria!
    Sobre sua pergunta, posso estar errada, mas acredito que nesse caso a perda de vitaminas é mínima por algumas razões. Primeiro porque a pera é cozida com casca e cortada apenas uma vez, o que diminui a perda de nutrientes; além disso, utilizamos a água do cozimento para preparar a calda. Vou me informar melhor sobre isso e retorno novamente, ok?
    Beijo

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram