Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Pães e biscoitos / Pãozinho caipira (pão de milho recheado com frango)

Pãozinho caipira (pão de milho recheado com frango)

img_20130828_180152.jpg

Cismei que queria fazer um pãozinho de milho mas não encontrei nenhum que não levasse milho em conserva ou 1 quilo de trigo. Teimosa que sou, peguei uma receita de pãozinho recheado da minha avó, troquei a maior parte de trigo por farinha de milho e rezei para dar certo. Deu, ficou uma maravilha e está aqui, compartilhada como sugestão de receita fácil para fazer com as crianças.

Para a massa:
3/4 xícara de farinha de milho fina (ou fubá)
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de manteiga
3/4 xícara de leite
1 colher de chá rasa de sal
1 gema (para pincelar)

Para o recheio:
1 filé de frango cozido e desfiado
2 colheres de sopa de ervilhas frescas congeladas ou em conserva
2 colheres de sopa de cenoura cozida picadinha
1 colher de sopa de cebola bem picadinha ou ralada
Sal e pimenta do reino a vontade
+/- 2 colheres de sopa de requeijão cremoso

Para a massa, misture as farinhas (a de trigo usei integral) com o fermento e acrescente a manteiga. Coloque o sal, vá amassando com as mãos até virar uma farofa e depois adicione o leite para formar uma bola. Deixe descansar por mais ou menos uns 20 minutos em local quentinho (dentro do forno ou do microondas desligados).

Enquanto isso, misture os ingredientes do recheio e unte uma assadeira com manteiga e fubá. Também ligue o forno em 180ºC.

Depois do tempo de pausa, divida a massa em 6 pedaços. Abra cada pedaço (eu abri com as mãos mesmo, sem muito capricho) e recheie com +/- 1/3 de colher de sopa de requeijão e 1 colher de sopa do frango temperado. Com cuidado, vá fechando o pãozinho, prestando atenção às emendas para que ele não abra quando crescer enquanto assa. Arrume-os na assadeira e pincele a gema.

Leve os pãezinhos ao forno por cerca de 20 a 30 minutos até que estejam douradinhos em cima. Essa receita rende 6 pães pequenos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

dezenove − 6 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram