Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Milho grelhado à mexicana com manteiga de ervas

Milho grelhado à mexicana com manteiga de ervas

img_20130824_1355161.jpg

Quando morei em Berlim, o que mais sentia falta lá era de comer feijão com arroz e foi em um restaurante mexicano chamado Frida Kahlo que me reconfortei. Lá também descobri que Maiskolben mit Butter, ou seja, a “espiga de milho grelhada com manteiga”, tinha origem mexicana. Mais uma delícia do nosso especial “Comida Mexicana”, que pode ser servida como entrada, um lanche ou então acompanhamento de carnes grelhadas ou assadas.

Espigas de milho (1 para cada pessoa, como entrada ou acompanhamento)

Para a manteiga temperada:
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de sopa de coentro e cebolinha (ou de cheiro verde) bem picados
1/2 colher de chá de pimenta do reino
Gotinhas de limão (+/- umas 5)
Sal a vontade (opcional)

Tire a palha e o sabugo do milho, lave bem a espiga e corte a pontinha — eu prefiro comprar as espigas já limpas, para escolher as mais alaranjadas. Se a espiga for muito grande, pode cortá-la ao meio. Coloque quantas for preparar (escolha uma panela que caiba tudo ou divida em porções menores). Cubra as espigas com água e leve ao fogo. Quando a água ferver, coloque a tampa e deixe cozinhar até que os grãos fiquem macios (deve demorar entre 20 e 30 minutos, no máximo). Depois disso, estão prontos. Eu gosto de escorrer a água e colocar a espiga no grill, para dar uma douradinha.

Para a manteiga temperada, basta misturar bem tudo. Prefiro já colocar um pouquinho de sal para não abusar do saleiro na mesa, mas fique à vontade para fazer como preferir. Esta quantidade deve ser suficiente para servir bem duas ou até três pessoas (e, se sobrar, coloque em um pote com tampa e conserve na geladeira).

Não existe técnica muito sofisticada para devorar sua espiga com a manteiga e, de acordo com a etiqueta, cada um pode pegá-la com as mãos mesmo. É interessante lembrar dos guardanapos à mesa e, talvez, de um lencinho umedecido para limpar as mãos depois.

Dica: Não posso deixar de pedir que, se você for a Berlim, que passe no Frida Kahlo e peça esse milho lá por mim. Olha ele aqui no Foursquare: https://foursquare.com/v/frida-kahlo/4aa637bef964a520b34920e3. (Os outros pratos são igualmente deliciosos!)

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

sete − 2 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram