Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Consumo de frutas, verduras e legumes: vamos investir nesse hábito?

Consumo de frutas, verduras e legumes: vamos investir nesse hábito?

Ter uma alimentação saudável representa um importante papel na manutenção da saúde, juntamente com outros hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente por exemplo.

O consumo de frutas, verduras e legumes (FLV) é fortemente recomendado para auxiliar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de suprir as necessidades de nutrientes como fibras, vitaminas e minerais.

A quantidade recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para esse grupo alimentar é de aproximadamente 400g/dia, podendo ser dividida em 5 porções/dia (3 de frutas e 2 de verduras e legumes). Apesar desta importância, muitos estudos relatam um baixo consumo de FLV em diversas idades, regiões e situações.

E aí surge a pergunta: por que isso acontece, se, teoricamente, sabemos os benefícios de incluí-las e malefícios de não consumirmos?

De acordo com os estudos, alguns dos motivos determinantes para o não consumo são: preço, praticidade, disponibilidade, não tem o hábito e/ou não gosta muito.

Tendo esses motivos em mente, para incentivar o consumo desse grupo maravilhoso de alimentos, aqui vão algumas dicas práticas e gostosas para o dia-a-dia!

Antes de tudo, vamos aprender:
Como escolher os vegetais e como conservá-los de maneira que durem mais?

Como escolher as melhores frutas e conservá-las para durarem mais?

 

Nada como uma salada bem temperada!

Muita gente me fala que não come salada porque acha sem graça. E, de fato, qualquer comida sem tempero não é atraente. Experimente temperar a sua salada com ervas frescas como manjericão, salsinha e tomilho. As ervas secas, como o orégano, também podem ser uma ótima alternativa! Explore (com moderação, pois elas podem ser bem marcantes) outras especiarias como cúrcuma, cominho e pimenta do reino. Finalize com um fio de azeite de oliva, de preferência extra-virgem. Um bom tempero pode mudar a sua opinião sobre uma simples folha de alface!

30 receitas de molhos para saladas

Granola salgada (tempero seco para saladas)

 

Não gosta de legumes? Experimente uma nova forma de prepará-los!

Legumes cozidos ou no vapor podem se tornar menos atraentes quando preparados de forma errada (cozinhando demais, por exemplo) ou quando não foram temperados da forma correta. Um ótimo jeito de prepara-los é colocar tudo no forno com azeite de oliva e temperos como: sal grosso, alecrim, tomilho, alho e cebola.

Receita de bandeja de legumes

Como fazer espaguete de legumes

Receita de molho de tomate enriquecido com vegetais

Receita de fettuccini de cenoura com vegetais à oriental

Receita de okonomiyaki (omelete japonesa com vegetais)

 

Desse jeito, todo mundo vai comer mais frutas!

Muita gente não sabe, mas algumas frutas podem virar um sorvete maravilhoso! Dois bons exemplos são a banana e a manga. Basta congelar em pedaços, sem casca e sem caroço. Bata no liquidificador com um pouco de líquido (pode ser água de coco, suco de 1 laranja ou 1 limão). Essas frutas congeladas servem também para incrementar iogurtes e leite: bata no liquidificador para virar um shake ou um smoothie.

Receita de Smoothie de papaia, banana e água de coco

Receita de Sorvete de Banana

Receita de Sorvete de Abacate com pistache

Receita de picolé de frutas com água de coco

Receita de creme de pitaya com iogurte

 

Praticidade? Temos!

Uma ótima dica de praticidade para os legumes é: comprar tudo de uma vez só e congelar em pedaços. Você pode usar essa técnica para quase todos os legumes! Isso evita o desperdício e na hora de usar é muito mais prático.

Congelamento de legumes

Branqueamento de vegetais: o que é e para que serve?

 

Dica de ouro! Você sabe o que é sazonalidade?

A sazonalidade dos alimentos nada mais é do que sua safra, ou seja, a época específica de cada alimento de acordo com o seu ciclo natural. Respeitando o movimento da natureza, nós consumimos alimentos de melhor qualidade (melhor sabor e mais nutritivos) e também mais baratos.

Desafio!

O segundo #DesafioNutriCP2ou1 é “Consumir 5 porções de frutas, legumes e verduras”. Evite adicionar sal ao seu prato e açúcar ao chá ou suco. Vamos nessa?

A ideia é criar um grupo que se motive, que descubra junto novos hábitos e que compartilhe essas descobertas. Por isso, a sugestão é usar a hashtag #DesafioNutriCP2ou1 ao postar fotos no Instagram e no Facebook. Use e acompanhe a hashtag #DesafioNutriCP2ou1. Desta forma, desenvolvemos o hábito em nossa rotina.

.

Raquel Labonia
é uma nutricionista completamente apaixonada pelo que faz e com intensa e incansável vontade de fazer a diferença no mundo. Motivada por essa inquietude, em 2015 criou a WellMove (abreviação de Wellness Movement), que representa um Movimento Pelo Bem-Estar em seu sentido mais amplo. Estar bem é a harmonia entre o nosso físico, mental e também o ambiente em que vivemos. Hoje, a WellMove se tornou uma Consultoria em Nutrição e Bem-Estar atuante em diversas áreas, que trabalha com projetos de qualidade de vida, sustentabilidade, comunicação e marketing nutricional e consultas particulares em consultório.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: