Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Vamos à feira: como escolher as melhores frutas

Vamos à feira: como escolher as melhores frutas

fruits

Olá, pessoal! Tudo bem? Depois de ensinar como escolher legumes e verduras sem erro, vamos falar agora sobre frutas. Você sabe como reconhecer uma maçã madura, um abacaxi doce? E qual é a melhor forma de conservá-los, até o momento de consumir?

Em primeiro lugar, vamos relembrar que o ideal é dar sempre Preferência a frutas, legumes e verduras da época. É quando estão com melhor qualidade nutricional (e certamente irão durar mais em casa), além de mais baratos!

Selecionei algumas frutas que geram mais dúvidas ao serem comprados, escolhidos e conservados. Veja as dicas abaixo.

Abacate

Como comprar: Pegue o abacate nas mãos e observe se ele está pesado e firme. Se estiver procurando os maduros, você pode pressionar delicadamente e sentir se está macio. O abacate de casca verde-claro e sem manchas é o melhor. Porém, a fruta pode apresentar algumas manchas de cor marrom na casca, sem que isso indique má qualidade. O abacate muito verde acaba sendo impróprio para consumo, com sabor bastante amargo. Por isso, observe se ele não está muito duro, indicando que ainda está bem verde.
Como guardar: Ele deve ser mantido fora da luz, em fruteira, fora da geladeira, caso esteja ainda verde. Se quiser acelerar o processo de amadurecimento, você pode embrulhá-lo em jornal e deixá-lo na fruteira. Cuidado com a forma de armazená-los. Coloque-os lado a lado e não deixe-os empilhados, pois amassam com facilidade. Caso vá utilizar só metade do abacate, mantenha a outra metade com caroço, evitando a deterioração. Assim que cortado e em contato com o ar, escurece muito rapidamente. Para evitar este processo, regue com suco de limão.

Abacaxi

Como comprar: Você pode pressionar o abacaxi levemente e sentir se está macio. Caso esteja, está maduro. Além disso, você pode puxar uma das folhas da coroa – se sair com facilidade, indica, também, estar maduro.
Como guardar: A fruta madura pode ser conservada numa fruteira, em temperatura ambiente, embrulhada em papel e longe do sol. O ideal é consumi-la dentro de um ou dois dias. Após ser fracionado, deve ser armazenado em geladeira, em pote bem fechado, por dois ou três dias. Pode ser congelado depois de picado, para a produção de sucos, por aproximadamente 30 dias.

Caqui

Como comprar: Esta fruta é muito frágil. Na hora da compra, prefira o caqui mais verde, ou seja, com a casca firme e de cor uniforme. Envolva-o em jornal para amadurecer. Observe se não há nenhum machucado na casca, pois, caso haja, o processo de deterioração é mais rápido.
Como guardar: Se o caqui já estiver maduro, guarde-o na geladeira ou em local fresco. Nunca lave a fruta se não for consumi-la imediatamente, pois ela estraga com facilidade. O caqui em boas condições pode durar até cinco dias na geladeira.

Kiwi

Como comprar: Esta é uma fruta que gera muitas dúvidas ao ser escolhida. Pegue-o e observe se está macio, porém não ao ponto de estar amolecido.
Como guardar: Caso estejam verdes, ou seja, endurecidos, mantenha-os na fruteira até que comecem a ficar macios. Após este ponto, armazene-os em geladeira, embalados em sacos plásticos ou papel, por até uma semana.

Laranja

Como comprar: Observe se a laranja está pesada e com a casca lisa, indicando que tem mais suco.
Como guardar: Em lugar fresco e arejado e, de preferência, fora da geladeira. Dura cerca de cinco dias. Caso esteja muito madura, coloque-a na geladeira. Dura dessa maneira por cerca de 10 dias.

Maçã

Como comprar: A maçã deve ser vermelha viva, o que indica que está mais doce. É muito importante escolher as maçãs com a casca bem lisa, pois caso estejam machucadas, podem desenvolver micro-organismos prejudiciais à saúde nestas áreas.
Como guardar: Quando conservada em local fresco, como na parte de baixo da geladeira, dura até três semanas.

Mamão

Como comprar: Em primeiro lugar, observe se o mamão não está com pontos brancos, indicando a presença de fungos ao longo da casca, que deve estar firme. É importante que não tenha partes machucadas e picadas de insetos. Escolha sempre comprar os maduros e de casca amarelada, porque o mamão nem sempre amadurece bem fora do pé. Compre verde apenas o mamão verde se for utlizá-lo para fazer alguma receita.
Como guardar: Se o mamão ainda estiver verde, guarde-o em local fresco e seco, longe de luz e fora da geladeira. Para acelerar o amadurecimento, pode envolvê-lo com jornal. Já os maduros devem ficar na parte mais baixa da geladeira e consumidos o quanto antes. Se bem escolhidos, duram cerca de 5 dias na geladeira.

Manga

Como comprar: A manga madura deve estar com a casca firme, porém, ao apertar, deve estar macia. Observe se a casca não está com rachaduras e com sinais de batidas. Um ótimo sinal de que está boa para o consumo é seu aroma, bastante marcante.
Como guardar: Guarde-a em local fresco e ventilado, e evite que sofra impacto, pois a manga amassa com facilidade. Se não estiver totalmente madura, envolva-a em jornal para acelerar o amadurecimento e protegê-la de batidas. A manga madura conserva-se por até dois dias em temperatura ambiente, e cerca de cinco dias em geladeira.

Maracujá

Como comprar: A melhor forma para ver se está comprando um maracujá com bastante polpa é verificar se está pesado, pois o leve tem pouco conteúdo. No maracujá azedo, a casca enrugada significa que já está maduro. Já o maracujá doce deve ter a casca lisa, brilhante e sem machucados.
Como guardar: Se ainda não estiver maduro, guarde-o em local arejado e seco. Mas quando maduro, pode ser conservado na geladeira por duas a três semanas. A polpa do maracujá pode ser congelada e guardada por cerca de três meses.

Melancia

Como comprar: Uma das grandes dificuldades encontradas com a melancia é saber se está verde ou madura, não é? Para descobrir isso, basta bater na casca com o nó dos dedos. Caso escute um som abafado, é sinal de que está madura. Além disso, é importante que a melancia esteja com a casca firme e brilhosa. Caso compre a melancia já cortada, observe se a polpa está bem vermelha. Lembre-se de que assim como para as outras frutas, a melancia quando comprada já cortada perde parte de seu valor nutricional, bem como a vitamina C.
Como guardar: Inteira, deixe-a em local fresco e arejado por até uma semana. Depois de cortar, guarde a melancia na geladeira, em pote bem fechado ou coberta com papel-filme ou alumínio, para que não resseque. Nessas condições, ela costuma durar de três dias a uma semana.

Morango

Como comprar: Procure escolher morangos de cor vermelha bem viva e de tamanhos médios e pequenos, com os talos verdes, sem manchas ou machucados. Mas atenção: observe não só os que estão no alto da bandeja como também os das camadas de baixo, pois os vendedores acabam colocando os morangos estragados ou passados na camada de baixo, onde não conseguimos ver.
Como guardar: Delicados, devem ser consumidos logo após a compra. Guarde-os na geladeira, sem lavar, para evitar a formação de mofo, por até três dias. Pode ser congelado depois de lavado, porém, para utilização apenas em sucos. Duram congelados por cerca de 30 dias.

Tangerina (mexerica ou bergamota)

Como comprar: Prefira as pesadas, firmes, de cor viva e sem sinais de bolor. Evite as de casca murcha.
Como guardar: Guarde-as em lugar fresco e arejado, fora da geladeira. Quando maduras, as tangerinas duram de quatro a cinco dias em temperatura ambiente. Caso perceba que está amadurecendo muito, pode ser colocada na geladeira.

 

Lembre-se sempre de que, como já foi dito, a melhor forma para o consumo de frutas, legumes e verduras é na hora, sem comprá-los picadinhos. Além disso, as frutas devem, sempre que possível, ser consumidas com a casca.

Espero tê-los ajudado! Até a próxima!

LogoKarinFeiner
Karin Feiner é nutricionista (CRN 36543) formada pelo Centro Universitário São Camilo e apaixonada pela profissão. Seu foco é a reeducação alimentar, visando a qualidade de vida e a promoção de saúde através da alimentação.

Atualmente mantém um consultório em Cotia/SP e, caso haja interesse, as consultas podem ser agendadas pelo seu site.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: