Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Fettuccini de cenoura salteado com vegetais à oriental

Fettuccini de cenoura salteado com vegetais à oriental

Um macarrão feito de cenoura, salteado com vegetais em um molho oriental. Quando experimentei, aqui em casa virou uma versão low carb (sem massa) do nosso querido yakisoba. Uma refeição super fácil de preparar, leve, nutritiva e simplesmente deliciosa!

Opção gostosa para quem está fazendo dieta, para os adeptos da #SegundaSemCarne, para agradar vegetarianos e veganos… aliás, agrada qualquer um que goste de comida boa — sem preconceitos.

Receita certeira da Sandra Reis, dona querida do Caldeirão da Bruxa Solar.

Fettuccini de cenoura salteado com vegetais à oriental

2 cenouras médias
1 colher de sopa de manteiga
10 ervilhas tortas, cortadas em pedaços grandes na diagonal
8 buquês de brócolis pré-cozidos (ainda tenros)
8 buquês de couve-flor pré-cozidos (ainda tenros)
1 punhado de cogumelos Paris cortados em 4 partes
1 colher de chá de gengibre fresco, descascado e ralado
1/2 cebola roxa cortada em pedaços grandes
2 talos de cebolinha
2 colheres de sopa de óleo de gergelim ou outro vegetal
Suco de 1/2 de limão
4 colheres de sopa de shoyo (molho de soja)
Sal a vontade
Gergelim preto para decorar

Descasque a cenoura, corte as pontas e fatie finamente usando um cortador (mandolina). De cada fatia, descarte as partes irregulares das extremidades e corte o restante em tiras o mais uniforme que conseguir, mantendo a mesma largura, de um pouco mais de 0,5 centímetro

Como minhas fatias ficaram um pouco grossas, cozinhei previamente as tiras de cenoura em água até que ficassem al dente.

Em uma frigideira grande ou panela, aqueça o óleo de gergelim, adicione a ervilha torta e os cogumelos. Mexa para envolvê-los nesse óleo, acrescente o gengibre, o molho de soja, o suco do limão, a cebola roxa e a parte branca da cebolinha. Não cozinhe demais, apenas o suficiente para não ficar cru. Coloque os buquês de brócolis e de couve flor e a manteiga.

Envolva todos os ingredientes com o molho e misture até a manteiga derreter completamente. Prove e, se precisar, corrija o sal.

Sirva em dois pratos e salpique a cebolinha em rodelas (parte verde) e gergelim preto. Regue com o molho formado pelos vegetais.

Estas quantidades servem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram