Você está aqui:  / Massas e molhos / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Massa com molho de grão de bico, brócolis e cenoura

Massa com molho de grão de bico, brócolis e cenoura

Olha que delícia: penne com molho caseiro, grão de bico, brócolis e cenoura. No meu almoço teve também cumbuquinha de salada de alface, agrião, rabanetes e tomatinhos.

Praticamente um PF diferentão com alimentos de todos os grupos: energéticos, construtores e reguladores — como sempre nos ensina a @maribeiro.nutri? 🤓

Longe de mim querer incentivar a polêmica troca do nosso rico arroz por macarrão, mas já está na hora das massas e do glúten deixarem de ser demonizados em uma alimentação equilibrada para pessoas saudáveis. Fiquei surpresa com algumas respostas da enquete que fiz no Instagram há algumas semanas pois MUITAS pessoas pediram receitas low carb, sem glúten e algumas sugeriram até que eu cortasse os pães e carboidratos da MINHA alimentação.

Quase todos os dias vejo pessoas nas redes sociais recomendando indiscriminadamente dietas, restrições, sucos ou chás milagrosos.

[Spoiler: não existe milagre nem água com limão que enxugue barriga!]

Acho que nem preciso dizer que é uma falta de responsabilidade que pode colocar a vida do outro em risco, né? Para quem não sabe, chás e sucos, aparentemente inofensivos, podem causar efeitos colaterais, alergias, intoxicações, problemas mais sérios nos rins, alterações de pressão e de batimentos cardíacos (mesmo em doses baixas, dependendo da pessoa).

Um exemplo: tomar todos os dias suco verde com couve crua pode interferir no funcionamento da tireóide.

Dietas, então, nem se fala! Eu tenho hipoglicemia e poderia ter convulsões e até morrer com jejuns prolongados. Sei de caso em que regime de internet quase virou transplante: a pessoa foi pra UTI, fez hemodiálise e tudo, só por sobrecarregar demais os rins com certos alimentos, suplementos e chás diuréticos.

Não é porque foi ótimo e deu super certo pra VOCÊ que EU vou ter o mesmo resultado. Cada organismo é um e a gente precisa se responsabilizar, principalmente quando falamos com pessoas que muitas vezes estão sofrendo e desesperadas em busca de soluções milagrosas e rápidas.

Compartilhar a sua experiência é sempre válido, mas é bem diferente de chegar e falar “faça assim”, “tome aquilo”.

Pense nisso com carinho! E consulte sempre bons profissionais para lhe orientarem adequadamente. 😉

Massa com molho de grão de bico, brócolis e cenoura

1 porção de massa de sua preferência
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1/2 xícara de legumes em pedaços não muito grandes (usei brócolis e cenoura)
1/4 de xícara de água
1/2 xícara de molho de tomate (preferencialmente caseiro — veja AQUI como fazer um molho rápido)
1/2 de xícara de grão de bico cozido e escorrido
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Queijo ralado para servir (opcional)

Aqueça uma panela com um bom fio de azeite em fogo baixo e coloque o alho para refogar por uns 2 ou 3 minutos, sem deixar dourar. Junte os legumes, misture e refogue por cerca de 5 minutos.

Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções para que fique al dente.

Acrescente o molho de tomate, a água e tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Deixe cozinhar por mais 8 a 10 minutos (até que os legumes também estejam cozidos al dente).

Escorra a massa e adicione à panela do molho com o grão de bico. Misture e prove — se precisar, corrija os temperos.

Sirva em seguida e, se quiser, salpique com queijo ralado antes de servir.

Estas quantidades rendem uma boa porção.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram