Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sanduíches / Maionese caseira a jato (pronta em menos de 1 minuto!)

Maionese caseira a jato (pronta em menos de 1 minuto!)

Maionese é item básico em qualquer geladeira, mas já tentou fazer em casa? Esta é uma maionese bem leve e saborosa. Aliás, tão gostosa e tão fácil, que você nunca mais vai querer a industrializada.

Parece mágica, mas ela fica pronta em menos de um minutinho. Um opção prática e muito saborosa para quebrar o galho rapidinho para quando a gente precisa de um pouco de maionese mas, como eu, não costuma ter um pote de maionese industrializada na geladeira.

E o melhor é que eu reduzi as quantidades da receita, então não sobra muito pra gente jogar fora quando não usa muito.

Receita da Rita Lobo. Já sabe que não tem erro, né?

Maionese caseira a jato (pronta em menos de 1 minuto!)

1 gema
1 colher de chá de mostarda de Dijon
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
7 colheres de sopa de óleo

No copo do mixer coloque a gema, a mostarda, o vinagre e o óleo. Pressione o mixer (desligado) contra o fundo do copo e só então ligue-o. Bata por 10 segundos sem mexer.

Quando a maionese começar a se formar, levante o mixer delicadamente para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Repita o movimento até formar um molho firme — não mexa muito rápido nem faça movimentos de cima para baixo, pois isso pode fazer a maionese talhar.

Observação: algumas mostardas são mais salgadas do que as outras; prove e ajuste o sal se necessário.

Em cerca de 15 segundos, a maionese fica pronta! Utilize a seguir ou armazene na geladeira por até 3 dias.

Estas quantidades rendem cerca de 1/2 xícara de maionese caseira. Você pode usá-la em sanduíches, para fazer molhos etc.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram