Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Ragu de cenoura

Ragu de cenoura

Ragu de cenoura com lentilhas rosa no molho de tomate bem temperadinho que ficou uma delícia. Você pode servir com macarrão ou arroz branco, mas neste dia cozinhei cevadinha com bastante alho e finalizei o prato com amendoim tostado. Uma explosão de sabores!

Para quem não come carne, é uma bela opção de prato principal. Para quem come, também — e se quiser dá até para acrescentar um filé mignon ao prato (mas olha, nem faz falta, viu?)…

Variação interessante para diversificar o cardápio do dia a dia sem usar ingredientes muito diferentes do que a gente costuma usar e ter em casa.

Ragu de cenoura

2 cenouras pequenas (cerca de 200g.)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de açafrão da terra
1 colher de café de gengibre em pó
1/3 de xícara de lentilhas (usei da rosa)
1 lata de tomates pelados em cubos
1 folha de louro
1 xícara de caldo de legumes (ou água)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Coloque as lentilhas em uma tigela, cubra com água fervendo e deixe de molho por pelo menos 20 minutos. Depois disso, escorra bem e descarte a água.

Lave as cenouras e corte-as em palitos não muito pequenos nem muito grandes (veja o tamanho que eu deixei na foto acima).

Aqueça uma panela com um fio de azeite e coloque a cebola para refogar até ficar transparente. Junte o alho, a cenoura e tempere com as ervas, a páprica, o açafrão e o gengibre em pó e deixe refogar por uns 3 minutos, sem que o alho toste.

Adicione as lentilhas, o tomate picado com o suco, o louro e o caldo de legumes ou a água. Tempere com uma pitada de sal e de pimenta do reino, misture e deixe cozinhar por 15 minutos com a panela destampada, mexendo de vez em quando para não pegar no fundo.

A cenoura precisa ficar al dente, assim como as lentilhas. Se precisar, cozinhe por mais alguns minutos (coloque um pouquinho mais de água se secar). Prove e, se precisar, corrija o tempero.

Sirva em seguida. Eu acompanhei de cevadinha com alho e salpiquei amendoim tostado.

Estas quantidades servem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram