Você está aqui:  / Acompanhamentos / Air fryer / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Couve flor empanada (breaded cauliflower)

Couve flor empanada (breaded cauliflower)

Faz muito tempo que não sou amiga da couve flor — seja refogada, gratinada com aquele delicioso creme de queijos, em bolinhos e quetais. Acho sem graça, desbotada, com sabor e textura estranhos e o cheiro é pior ainda…

Só que talvez até antes disso eu sou teimosa e não há nada que me fascine mais do que desafios. Então, depois de me convencer de que aprendi a gostar de abobrinha, parti para a missão de aprender a comer couve flor.

Aí é aquela velha história, né? Na dúvida de como preparar qualquer coisa, é só empanar e fritar que fica uma delícia.

E desta vez preciso dar o braço a torcer e dizer que gostei, sim, do resultado. Fica crocante por fora e macia por dentro e, como temperei a couve flor antes de empanar, o “recheio” ficou bem saboroso. Bem interessante!

Pois não é que descobri uma forma de comer couve flor sem careta? 😉

Couve flor empanada (breaded cauliflower)

1/2 couve flor separada em floretes
1/2 xícara de farinha de trigo ou de grão de bico
1/2 xícara de água
1/2 xícara de farinha de rosca
1 colher de chá de cúrcuma (açafrão da terra)
1 colher de chá de mostarda em pó
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas
Azeite, sal e pimenta do reino
Opcional: óleo para fritar

Misture a cúrcuma, a mostarda em pó, as ervas finas, uma pitada de sal e outra de pimenta do reino e tempere os floretes de couve flor, espalhando bem este tempero. Reserve.

Em uma tigela grande, coloque a farinha (usei a de grão de bico mas poderia ser trigo, que eu não tinha nesse dia). Tempere com sal e pimenta do reino, misture e junte a água aos poucos (pode não ser necessário usar tudo) e vá integrando até obter um “grudinho” (com a textura de uma massa de panqueca, por exemplo).

Em outra tigela, coloque a farinha de rosca. Passe cada florete de couve flor nessa “massa grudinho”, envolvendo-o bem, é escorra o excesso de massa (use uma das mãos para fazer isso). Com a outra mão, sem encostar na massa grudenta para não empanar os dedos, passe pela farinha de rosca. Repita com todos os floretes, passando um por vez em cada camada para não fazer muita bagunça.

Você pode fritar por imersão ou então assar ou usar a air fryer.

Para fritar, aqueça uma panela alta com cerca de dois dedos de óleo. Mergulhe um palito de fósforo apagado dentro do óleo e espere que ele acenda — isso quer dizer que o óleo está pronto para a fritura. Coloque três ou quatro floretes de couve flor por vez para evitar que o óleo esfrie muito durante a fritura. Quando a casquinha estiver dourada, retire do óleo com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Para assar, unte uma assadeira com um pouquinho de azeite e distribua os pedaços da couve flor empanada sem sobrepor uns aos outros. Leve ao forno preaquecido em 180ºC até que a casquinha comece a dourar. Vire todos os pedacinhos e espere dourar também do outro lado.

Para preparar na air fryer, preaqueça em 180ºC por 10 minutos. Coloque os pedaços empanados no fundo da gaveta da air fryer sem sobrepor uns aos outros e deixe por cerca de 10 minutos (verifique de vez em quando para evitar que queime). Retire esses pedaços, mantenha-os aquecidos e coloque mais para cozinhar — se colocar todos juntos eles não vão cozinhar homogeneamente.

Sirva sua couve flor empanada ainda quente com seu molho preferido. Estas quantidades rendem uma porção para duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

  • Ana Laura Rodrigues

    /

    Oiii vc cozinhou a couve flor antes ou vai crua mesmo ?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Ana. Não precisa cozinhar a couve flor. É só seguir o passo a passo acima. Como ela está em floretes (pedaços pequenos), acaba cozinhando enquanto a casquinha fica crocante.

  • Lilia

    /

    Olá, adoro suas receitas!
    Só para tirar a dúvida: devo cozinhar antes a couve flor?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Lilia. Não precisa, não, pois os pedaços são pequenos e cozinham enquanto a gente frita/assa. Pode seguir o passo a passo como está na receita que dá certo. 😉

  • Ana Laura

    /

    Oiiii fiz a receita , fritei , e ficou maravilhosooooo… Adorei !! Só uma dica: não misture c as maos nuas os temperos c a couve picada!! O açafrão mancha as unhas e dedos..kkk bj

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram