Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Ensopado oriental de lentilhas com abóbora

Ensopado oriental de lentilhas com abóbora

A temperatura abaixou, começou a chover, tudo o que eu mais desejo é me fechar, confortavelmente, no meu casulo. Para ajudar nessa sensação de conforto, uma comidinha quente sempre ajuda.

Para hoje, preparei um ensopado oriental de lentilha rosa com abóbora cabotiá, um toque de curry e especiarias. Como complemento, uma massa de arroz para absorver este molho delicioso com uma chuvinha de gergelim e uma saladinha fresca desta folha linda para equilibrar o prato.

Uma refeição leve, super saborosa, que satisfaz e aconchega. Para mim não tem escolha melhor!

E, no fim, acabou saindo mais uma macarronada diferentona de domingo por aqui.

Ensopado oriental de lentilhas com abóbora

2 porções de macarrão de arroz (160g.)
1/2 xícara de lentilha rosa
200g. de abóbora japonesa cabotiá
1/2 cebola média
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de cúrcuma (açafrão da terra)
1 colher de chá de curry
1 colher de café de cominho em pó
1 colher de café de canela em pó
1/2 xícara de leite de coco
1 xícara de caldo de legumes (ou água)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

As lentilhas devem ficar de molho em água quente por pelo menos 20 minutos. Depois desse tempo, escorra bem e descarte a água.

Antes de começar, descasque e corte a abóbora em cubos de cerca de 1,5 cm². Corte também a cebola, primeiro pela metade, depois a metade em duas partes e então em fatias finas (o resultado devem ser tirinhas de 1/4 de rodela).

Coloque 2 litros de água para aquecer (sem ferver).

Aqueça uma panela com um bom fio de azeite e adicione a cebola, tempere com sal e refogue até ficar transparente. Adicione o alho, o gengibre e as especiarias e deixe refogar por mais uns 5 minutos, misturando de vez em quando.

Adicione o leite de coco, o caldo de legumes ou água, as lentilhas e a abóbora. Misture bem, tampe a panela e deixe por 10 minutos (a abóbora e as lentilhas devem estar al dente).

Para hidratar o macarrão de arroz, coloque-o em uma tigela e cubra com a água bem quente (aquela que você colocou para esquentar lá no comecinho). Deixe hidratar por 3-5 minutos. Escorra a massa antes de servir. Se quiser, misture-a ao molho.

Caso prefira o molho mais ralinho, coloque mais caldo ou água. Prove e, se precisar, corrija o tempero. Sirva em seguida com a massa cozida (salpiquei gergelim preto para dar mais vida à foto). Eu acompanhei de uma saladinha de alface mizuná ou japonesa (Brassica rapa var nipposinica) temperada com azeite e gotas de limão. Fofinha e deliciosa, e ainda casou bem com a proposta oriental do prato.

Estas quantidades servem duas porções do ensopado oriental de lentilhas com abóbora.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram