Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetariana / Moyashi com abóbora cozida e couve

Moyashi com abóbora cozida e couve

No lugar de macarrão, decidi usar o broto de feijão moyashi que estava na geladeira. Com esta base no prato, complementei com abóbora, o molho do seu cozimento (com cebola roxa, alho e gengibre), gergelim e uma saladinha fresca de couve crua que colhi direto do vasinho que fica na varanda.

Este prato eu preparei em um fim de semana em que passei mal como havia muito não passava. Dormi mal e acordei com o estômago ainda meio incomodado. Estava precisando de uma comida quentinha e reconfortante, mas não queria sopa.

Foi então que lembrei do moyashi e visualizei no prato quase que como os noodles do rámen. Para complementar, usei a abóbora que iria virar doce. Troquei a sobremesa pelo prato principal, mas almocei feliz. A vida é feita de escolhas, né?

Moyashi com abóbora cozida e couve

150g. de abóbora cabotian
1/2 cebola pequena em cubos (usei da roxa)
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1 colher de chá de gengibre ralado
1/4 de xícara de água filtrada
1 xícara de moyashi (broto de bambu)
Sal e pimenta do reino a vontade
2 a 3 folhas de couve em tirinhas bem finas para servir
Gergelim tostado para servir (opcional)

Lave bem a abóbora e, com muito cuidado, descasque-a e corte em cubos médios. Reserve.

Em fogo baixo, aqueça uma panela com um fio de azeite. Adicione a cebola, o alho e o gengibre e deixe refogar por uns 2 ou 3 minutinhos ou até que fique transparente. Antes que comecem a dourar, junte a abóbora e misture bem.

Tempere com sal e pimenta do reino, coloque a água e deixe cozinhar até a água quase secar. Se quiser, acrescente um pouquinho de molho de pimenta, fica ótimo.

Quando a abóbora estiver cozida mas ainda firme (al dente), coloque o moyashi na panela, dê uma mexidinha e coloque tampe para cozinhar. Desligue o fogo e deixe abafar por uns 3 ou 4 minutos.

Enquanto isso, lave e seque bem as folhas de couve. Enrole-as e corte em tirinhas finas.

Coloque o moyashi no prato ou cumbuca como se fosse uma massa e ajeite os pedaços da abóbora por cima. Se quiser, salpique com gergelim. Finalize o prato com a couve e tempere-a com um fiozinho de azeite, sal e pimenta do reino. Sirva-se em seguida.

Estas quantidades servem 1 porção do moyashi com abóbora.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram