Você está aqui:  / Bebidas / Golden milk (leite com cúrcuma e especiarias)

Golden milk (leite com cúrcuma e especiarias)

Um antibiótico natural. Esta é a melhor definição para o o golden milk ou leite com cúrcuma (e algumas outras especiarias). Isso porque a cúrcuma tem efeitos anti-inflamatórios, é antibacteriana e cicatrizante.

Faz uma semana que estou com uma faringite bem chata e resolvi apelar para o própolis e o gargarejo de chá de gengibre. Como dizem que a cúrcuma é um excelente anti-inflamatório natural, resolvi experimentar também o golden milk.

Depois da primeira tentativa, fui pesquisar um pouco mais e descobri alguns truques para aproveitar melhor as propriedades e também o sabor da cúrcuma, deixando a bebida ainda mais amarelinha e gostosa. Pode até ser efeito psicológico, mas em três dias estou bem melhor!

Ah, e além de perfumado, o golden milk fica uma delícia (nem precisei adoçar).

Golden milk (leite com cúrcuma e especiarias)

1 colher de chá de curcuma em pó (ou fresca ralada)
1/2 colher de café de canela em pó
1 pitada de gengibre em pó
1 pitada de cardamomo em pó
1 pitada de noz moscada em pó
2 sementes de pimenta do reino
1 xícara de leite (preferencialmente vegetal: de coco, de amêndoas, de castanhas)
1 colher de chá rasa de óleo de coco (opcional)
1 colher de chá de açúcar mascavo (opcional)

Para facilitar a absorção da cúrcuma, ela precisa estar em uma preparação lipossolúvel, ou seja, acompanhada de gorduras. Por isso, recomenda-se que o golden milk seja preparado com leites vegetais (como o de coco, o de amêndoas e o de castanhas, por exemplo). Caso prefira usar o leite de vaca, pode ser acrescentado o óleo de coco, que também acrescenta sabor.

Coloque a cúrcuma, a canela, o gengibre, o cardamomo, a noz moscada e a pimenta do reino em uma panelinha. Se for usar o óleo de coco, coloque junto. Aqueça em fogo baixo sem parar de mexer até começar a perfumar.

Junte o leite, misture bem e espere começar a ferver, ainda em fogo baixo. Desligue o fogo e, se quiser, dissolva o açúcar mascavo (o sabor fica tão bom que nem adoço).

Bata bem com um batedor de arame ou um mixer para que as especiarias dissolvam bem. Sirva em seguida. Se quiser, passe por uma peneira bem fininha ou coador de café de papel.

Estas quantidades rendem uma xícara de golden milk.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Miriam

    /

    oi amei, fiquei em dúvida se as sementes de pimenta do Reino dissolvem…. vou procurar com calma depois se aqui também tem como fazer leite vegetal. Parabéns pelo blog!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Miriam. Elas são sementes, não vão dissolver.
    Se você bater com o mixer, elas vão ser trituradas. Também há a opção de coar, conforme indiquei na receita.
    Ah, tem passo a passo para preparar leite de aveia.
    Beijo e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram