Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Couve flor gratinada

Couve flor gratinada

Não gosto de couve flor, mas esta semana resolvi embarcar no #DesafioNutriCP2ou1 e experimentar novas formas de preparar legumes que não fazem parte da minha alimentação regular. Elegi justamente a couve flor e resolvi experimentar preparações diferentes das que não curto e, quem sabe, descobrir novas possibilidades que agradem meu paladar.

Antes de usar os floretes, preparei um Pesto de folhas da couve flor para aproveitar as belas folhas, evitando que o destino delas fosse o lixo. Ficou uma delícia mas acho que não conta como uma receita que conte como uma descoberta. Foi então que resolvi arriscar uma das preparações mais classicas: couve flor gratinada.

Já havia preparado uma versão com brócolis (que adoro) e bacon (melhor impossível!), mas desta vez abusei apenas do queijo e até que gostei do resultado. Acho que não deu para me convencer de que gosto da couve flor. Mas ainda tenho a outra metade, quero ver achar um jeito de não “roubar” abusando do queijo!

Couve flor gratinada

1/2 couve flor cortada em floretes
1/2 cebola pequena ralada
1 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo (ou de arroz, caso tenha restrição ao glúten)
1 xícara de leite
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado fino
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça outra panela e coloque a manteiga para derreter. Adicione a cebola e deixe refogar por uns 5 minutos em fogo baixo, sem dourar.

Salpique a farinha sobre a cebola com a manteiga e misture bem. Assim que a mistura começar a borbulhar, coloque o leite e continue mexendo para não empelotar.

Quando o molho começar a engrossar, acrescente as ervas, a noz moscada e metade do queijo ralado. Misture para integrar tudo muito bem e prove para ver se precisa acertar o sal. Aproveite para temperar com pimenta do reino. Reserve.

Distribua a couve flor no fundo de um refratário que possa ir ao forno e espalhe o molho sobre ela. Finalize com o restante do queijo ralado e leve ao forno preaquecido em 220ºC por mais ou menos 10 minutos ou até o queijo ficar gratinado, tostadinho. Sirva em seguida.

Estas quantidades servem muito bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram