Você está aqui:  / Acompanhamentos / Air fryer / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Batata chips na air fyer ou no forno

Batata chips na air fyer ou no forno

Batatinhas crocantes são sempre um ótimo acompanhamento para qualquer coisa, definitivamente. Como morro de preguiça de fazer fritura (ou melhor, de ter que limpar tudo depois), adoro alternativas mais fáceis.

Além de evitar a sujeira, a gente também acaba economizando nas calorias o que não é nada ruim. E as batatinhas assadas ou feitas na airfryer ainda não devem nada para as fritas, eu juro.

Sem contar que você pode substituir o tipo da batata e fazer chips crocantes de batata doce, mandioquinha, inhame, cará… o tubérculo que preferir!

Aproveite a dica e arrase!

Batata chips na air fyer ou no forno

1 batata lavada e descascada (ou outro tubérculo)
1 a 2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de vinagre
Sal a vontade

Corte a batata em fatias finas (quanto mais finas, mais crocantes elas ficam). Eu usei um mandolim para facilitar e deixar todas as fatias com a mesma espessura.

Se for usar o vinagre (eu adoro pois dá um leve toque azedinho, um sabor especial), misture-o com o azeite e uma pitadinha de sal.

Coloque as fatias de batata em uma tigela ou na assadeira, regue com o tempero e espalhe bem para envolver todas as rodelas.

Se for fazer no forno, espalhe bem sobre uma assadeira, sem sobrepor uma fatia a outra. Leve ao forno preaquecido em 200°C por cerca de 20-25 minutos ou até que estejam douradas e crocantes.

Se preferir fazer na airfryer, arrume as fatias na gaveta, também sem sobrepor uma a outra. Deixe cozinhar na airfryer preaquecida em 180°C por cerca de 15 minutos, agitando na metade do tempo para ficar crocante.

Retire e sirva em seguida. Caso não vá consumir tudo na hora, mantenha em saco ou pote bem fechado para continuar crocante.

Estas quantidades servem entre 2 e 3 porções de batata chips.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Heloisa

    /

    Uma dúvida: A assadeira tem que estar untada?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Não precisa untar, Heloisa. Como a batata já vai estar envolvida em azeite, ela não gruda na assadeira.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • William

    /

    fiz e ficou bom, gostei bastante com vinagre apesar de achar estranho no inicio por isso fiz metade, e acabou primeiro kkk vou fazer mais!

  • Pablo

    /

    Gostei muito…. ficou bem crocante mesmo. valeu!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram