Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Espetinho de camarão com maionese de limão

Espetinho de camarão com maionese de limão

Calor combina com praia. Mas se a gente não está na praia, dá um jeito de trazê-la até nós. E tem coisa mais típica de praia do que espetinho de camarão?

Em Santos, pelo menos, é impossível caminhar pela areia na beira do mar e não ouvir “Olha o espetinho de camarão!”. Tem uns que são empanados e fritos, mas eu gosto mesmo do mais simples, bem temperadinho. Faz MUITO tempo que não como um espetinho de camarão mas, sem praia no Carnaval, resolvi trazer os sabores de lá para a minha cozinha.

Temperei os camarões com bastante vontade para deixá-los animadinhos. E, em vez de fritá-los por imersão (naquele monte de óleo), preferi grelhá-los com um pouquinho de azeite. E, para completar, uma maionese caseira com um toque especial de limão.

Espetinho de camarão com maionese de limão

10 camarões grandes (tipo rosa)
1 colher de chá de tomilho desidratado
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá de coentro em pó
1 pitada de pimenta caiena
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Limpe os camarões retirando a casca e as patinhas, mas deixando o rabinho. Com uma faca afiada, faça um corte na superfície dos camarões e retire a veia escura.

Coloque os camarões limpos em uma tigela e tempere com os temperos secos. Misture bem para distribuir homogeneamente. Regue com um fio de azeite e misture novamente. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.

Aqueça uma frigideira e coloque metade dos espetinhos. Deixe dourar um lado (cerca de 3 minutos), vire e espere dourar do outro lado. Coloque em um prato. Repita com os espetinhos restantes.

Sirva o espetinho de camarão com maionese de limão. Estas quantidades servem duas porções como entrada ou acompanhamento (fica uma delícia na salada!).

Para a maionese de limão:
Preparei a maionese caseira de leite e, depois de pronta, adicionei raspas de meio limão e 1 colher de sopa do limão espremido.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Patricia

    /

    Luciana, estou amando as suas dicas e receitas!
    A maneira como explica, é muito clara e pratica!
    Parabéns e muito obrigada por seu tempo e dedicação, com certeza agrega muito para muitas pessoas, que como eu, apreciam sua forma prática de ensinar e com muito bom gosto, especialmente, na quantidade exata para 2 pessoas! (Ou uma, às vezes..rs..)
    Gratidão 🙏🏻

  • Gabriel

    /

    Uau… delícia…

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram