Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Salada caprese especial com vinagrete de alho poró e nozes

Salada caprese especial com vinagrete de alho poró e nozes

SaladaCapreseEspecial_CozinhandoPara2ou1

Eu sou a louca das saladas: se bobear, troco qualquer refeição por um belo prato de folhas com alguns complementos especiais para deixá-lo mais colorido. E, com esse outono tão quente, tenho aproveitado cada vez mais para diversificar meu repertório de saladonas.

A combinação chamada de “caprese”, com muçarela e tomate temperados com um toque de manjericão é super tradicional, mas a ideia aqui é usá-la como complemento para um prato leve e bonito. E, para coroar a montagem, um vinagrete especial feito com alho poró e nozes, que também ajudam a complementar nutricionalmente a nossa refeição leve.

Salada caprese especial com vinagrete de alho poró e nozes

Para a montagem do prato:
Folhas de alface rasgadas
5 fatias de muçarela de búfala
5 rodelas grandes de tomates

Para o vinagrete de alho poró e nozes:
1/2 colher de vinagre (preferencialmente de vinho branco, que é mais suave)
1 e 1/2 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de manjericão fresco picado bem miúdo
1 colher de sopa de alho poró fatiado bem fininho
1 ou 2 nozes picadas
Sal e pimenta do reino à vontade

Comece preparando o vinagrete. Misture o vinagre com o azeite e bata rapidamente com um garfo para emulsificar. Junte o manjericão e bata novamente. Por fim, acrescente o alho poró e as nozes, misturando sem bater. Prove e tempere com sal e pimenta do reino.

Em um prato grande, distribua as folhas de alface e arrume as fatias de muçarela de búfala e de tomate, intercalando-as. Por cima delas, regue com o vinagrete e sirva-se em seguida. Se preferir, deixe a salada arrumada na geladeira e coloque o vinagrete somente um pouco antes de comer.

Esta quantidade serve uma pessoa como refeição leve ou até duas como entrada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram