Você está aqui:  / Como fazer / Exagerei no sal. E agora?

Exagerei no sal. E agora?

sal

Quem nunca errou a mão no sal e viveu aquele momento de desespero ao perceber que a refeição poderia acabar no lixo? Acho que até mesmo os cozinheiros mais experientes de vez em quando passam por isso. Mas mantenha a calma que tem jeito de corrigir o equívoco e recuperar a receita!

Antes de começar com as dicas para acertar uma receita muito salgada, acho que é interessante reforçar que devemos tentar diminuir ao máximo a quantidade de sal que utilizamos. Isso porque “o brasileiro consome duas vezes mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a maior parte disso deve-se à adição de sal de cozinha à comida pelos próprios consumidores, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia)”.

E o mais impressionante é que o grande vilão não são os alimentos processados e industrializados, mas a comida preparada em casa: “70% do sal consumido no Brasil é adicionado aos alimentos pelo próprio consumidor.”

Mas qual é o problema de se ingerir pratos bem temperadas? “O consumo excessivo de sódio aumenta consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, que são a principal causa de morte no Brasil.” (Para mais informações, acesse a matéria completa sobre isso.)

Agora, depois dessa importante introdução, vamos às questões práticas:

_ Se você provar a comida e perceber que está com sal demais, descasque uma batata, corte-a ao meio e coloque-a para cozinhar junto na panela por uns 10 minutos. Ela absorve o excesso de sal e o sabor da comida ficará mais agradável. Você pode deixar a batata no prato ou utilizá-la em outra receita (ela não ficará salgada demais.)

_ Não tem batatas em casa? Não se desespere: geralmente, uma pitadinha de açúcar também ajuda a disfarçar o excesso de sal. Vá acrescentando aos pouquinhos e provando para não exagerar no doce, dessa vez.

_ Dependendo da receita, você pode acrescentar um pouco de leite ou creme de leite. Além de ajudar a corrigir o sal, ainda dá um toque especial ao prato.

_ E, se nenhuma dessas sugestões resolver, aumente a receita, colocando um pouco mais de cada ingrediente (menos o sal). Assim o sabor salgado se distribui melhor.

Foto: reprodução istockphoto (jirkaejc)

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

  • Camila Duarte

    /

    Oi Luh!
    Adorei as dicas!
    Um beijo

  • Luciana Carpinelli

    /

    Cá, obrigada pela visita! 🙂
    Essas dicas são sempre úteis, né?
    beijo

  • Amanda

    /

    Me salvou! adorei a dica obrigada

  • Luciana Carpinelli

    /

    Amanda, que bom que você encontrou a dica e ela foi útil! Fico feliz por ter ajudado 🙂
    Beijo e volte sempre.

  • Amanda Fernandes

    /

    Estas dicas são as melhores. Obrigada por compartilhar =)

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eu que agradeço, pela visita e pelo comentário! ;*

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram