Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Purê de abóbora com um toque de canela

Purê de abóbora com um toque de canela

PureDeAboboraComCanela_CozinhandoPara2ou1

Alguém aqui ainda não sabe que adoro inventar na cozinha? Acho que ninguém. Pois esta foi uma das últimas: temperar o purê de abóbora salgado com canela. E garanto que ficou MUITO bom!

A inspiração veio totalmente por acaso na hora de ir ao meu suporte de temperos procurar a noz moscada. Por engano, peguei o pote de canela em pó e, ao perceber o equívoco, lembrei do Purê de maçã com especiarias (que pode ser servido tanto como acompanhamento salgado como sobremesa) que fiz para o nosso Especial do Fim de Ano no ano passado e fica simplesmente delicioso. Na dúvida, resolvi arriscar pra ver bo que dava.

E os sabores combinam super bem e com certeza irão te surpreender, seja para acompanhar um franguinho ou peixe grelhado, carne seca na manteiga, a linguiça tostadinha…

Purê de abóbora com um toque de canela

1 colher de sopa de manteiga ou de azeite
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picado
2 xícaras de abóbora cabotian ou moranga em cubos e sem a casca
1 xícara de água
1/4 xícara de creme de leite ou de arroz
1 a 2 colheres de café de canela em pó
1 colher de café de açafrão em pó ou cúrcuma
1 pitada de noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola com o alho sem deixar dourar (eu usei um tempero completo caseiro feito sem as ervas). Acrescente a abóbora, a água, misture e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela destampada até a abóbora estar bem macia e a água quase secar (mais ou menos 15 minutos).

ComoFazerPureDeAboboraComCanela_CozinhandoPara2ou1

Acrescente o creme de leite e vá batendo no liquidificador ou use um mixer até obter um purê homogêneo. Retorne à panela, caso tenha usado o liquidificador, e tempere com a canela (sugiro colocar 1 colher de café, provar e, se quiser, acrescentar mais um pouco), o açafrão/cúrcuma, a noz moscada, sal e pimenta do reino e deixe apurar até o ponto preferido, que pode ser mais mole ou mais firme. Sirva em seguida.

Esta quantidade serve bem duas pessoas como acompanhamento.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Lívia

    /

    Posso não usar um liquidificador nem um Mixer e bater com uma colher?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Lívia, bater o purê com colher não vai deixá-lo tão cremoso quanto se bater no liquidificador ou mixer. Sugiro que você amasse bem com um garfo, mas mesmo assim o seu purê vai ficar mais rústico.
    Abraço e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram