Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Purê de maçã com especiarias (acompanhamento salgado ou sobremesa)

Purê de maçã com especiarias (acompanhamento salgado ou sobremesa)

 

Seja para acompanhar o prato principal ou para adoçar a boca após a refeição, este versátil purê de maçã sempre agrada e ainda surpreende por sua mistura de sabores e perfumes. Atendendo aos pedidos e sugestões, mais uma receita do nosso Especial de Receitas para as Festas de Fim de Ano para deixar sua mesa completa e deliciosa nas ceias de Natal e de Rèveillon.

Purê de maçã com especiarias (acompanhamento salgado ou sobremesa)

3 maçãs fuji
1/2 limão espremido
1/4 xícara de água
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de gengibre ralado (opcional)
2 cravos da índia
1 pedaço de canela em pau
1 pitada de noz moscada
Sal a vontade (opcional)

Misture o caldo de limão à água. Descasque cada maçã de uma vez, retire as sementes e corte em cubos não muito grandes e mergulhe-os na mistura.

Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a maçã sem o caldo. Mexa bem até começar a refogar e depois despeje a água com limão. Adicione o mel, o gengibre, os cravos, a canela e a noz moscada. Dê mais uma mexida e deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos com a tampa. Retire a tampa e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos até que a maçã fique bem macia.

Você pode amassar os pedaços de maçã com um garfo ou então bater com um mixer, no liquidificador ou no processador (retire antes os cravos e a canela). Como a proposta desta receita é para um jantar especial de fim de ano, preferi bater para ficar mais uniforme e menos rústico. Se o purê ficar muito mole, é só retornar à panela e ir mexendo bem até que ele engrosse um pouco.

Para finalizar, coloque uma boa pitada de sal e misture bem. Esta quantidade serve duas pessoas e acompanha muito bem peixes e as carnes tradicionais da ceia como lombo de porco, tender e peru.

Caso prefira servir o purê de maçã como sobremesa, é só não adicionar o sal. Minha sugestão é completar com uma colherada de iogurte e salpicar um pouquinho de granola, para acrescentar um pouco mais de textura.

PureDeMacaSobremesa_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram