Você está aqui:  / Eventos, cursos e afins / Já provou comida coreana? Aproveite degustação gratuita em São Paulo

Já provou comida coreana? Aproveite degustação gratuita em São Paulo

Japchae_V2

A cozinha tradicional da Corea (ou Hansik, como os coreanos costumam se referir a ela), é motivo de orgulho para seu povo. Com uma combinação de cores e sabores, graças à rica mistura de ingredientes e especiarias, as receitas refeletem a história milenar desse país pouco conhecido entre os brasileiros. É por esse motivo que o Korea Food Foundation (KFF) promoverá degustação de pratos típicos aos visitantes da Expo Coréia 2014, que ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto no WTC Hotel.

Representado pelo chef coreano conhecido como João Brasil, que há mais de 30 anos vive no Brasil divulgando a culinária do país, o KFF oferecerá degustações de receitas típicas. Entre os pratos apresentados estão, por exemplo, o Bulgogi, o Japchae e o Kimchi, uma tradicional conserva que traz acelga fermentada com especiairas (alho, gengibre, pimenta e rabanete) e que na Coréia é consumida em qualquer ocasião: do café da manhã ao jantar.

Além das degustações, o estande contará com representantes do Korea Food Foundation, que vão esclarecer dúvidas dos participantes sobre ingredientes e produtos locais que estarão expostos. A programação inclui ainda atividades interativas e jogos sobre curiosidades gastronômicas do país.

O Korea Food Foundation foi criado em 2010 para promover e preservar a culinária coreana ao redor do mundo. A fundação representa diferentes setores ligados à produção de alimento como restaurantes, agricultores, psicultores, silvicultores, entre outros, interessados em expandir as tradições coreanas para outras culturas.
Hansik, uma dieta equilíbrada

A culinária coreana, ou Hansik, é uma arte com mais de 5.000 anos formada pela tradição e história do seu povo. As principais características do Hansik são ingredientes saudáveis, variedade de sabores, e respeito aos costumes e significados especiais.
Hansik é uma comida saudável que harmoniza diferentes ingredientes, criando receitas ricas e nutritivas, pois reúne grãos, como o arroz, legumes e carne de forma e oferecer um ótimo equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras. Graças à sua posição geográfica, cercada por água em seus três lados, o povo corano teve fácil acesso a ingredientes da montanha, da fazenda, e do mar, o que permitiu uma grande variedade de ingredientes e criações. Além disso, cada produto é tem um valor imporante e um simbolismo nas receitas.

 

Sabores da Coréia

Kimchi – é o prato mais emblemático quando se pensa em comida coreana. Existem centenas de variedades de Kimchi dependendo da região e da estação do ano. O mais comum é o Kimchi Baechu, feito com repolho, rabanete branco, pimenta vermelha, cebolinha, alho e peixe salgado.

Japchae –  típico de festas e comemorações, mas também está presente no dia a dia dos coreanos. É preparado com uma combinação de macarrão de batata-doce, conhecido como Dangmyeon, refogado com espinafre, cenoura, cogumelos, carne e cebolas fritas. [foto acima]

Bulgogi – O Bulgogi é feito com fatias finas de carne marinadas com uma mistura de molho de soja e frutas grelhadas. É um prato levemente adocicado, que combina perfeitamente com arroz ou fatias de pão.

Bibimbap – Um prato que reúne as cinco cores e sabores da Coréia, traz legumes salteados, carne bovina e arroz, com um toque de óleo de gergelim, dispostos harmonicamente. A variedade de ingredientes torna o Bibimbap uma refeição nutricionalmente equilibrada e é um dos pratos da culinária coreana mais conhecido mundialmente. [foto abaixo]

Bibimbap_V2
Serviço:
EXPO COREIA 2014
Sheraton São Paulo WTC Hotel – sala Golden Hall (Av. das Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Novo, São Paulo/SP)
Data: de 13 a 15 de Agosto
Horário: das 10h às 18h
Entrada: gratuita

.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: