Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Calorias reduzidas / Reaproveitamentos / Risoto 7 grãos de frango

Risoto 7 grãos de frango

Minha paixão por risotos é escancarada, não nego, mas a versatilidade desse prato é tão grande que acaba sempre sendo uma ótima opção quando não tenho muito tempo (ou tanta disposição) para preparar diversas receitas para servir a refeição — mesmo que apenas para mim.

Esta receita surgiu em um dia extremamente preguiçoso, daqueles em que a gente abre a geladeira torcendo para ter algo já meio pronto que facilite a nossa vida. Não tinha, mas encontrei sobras de frango, um restinho de milho cozido e umas folhas de salsinha. Dei uma olhada na despensa e a primeira coisa que vi foi o pacote de arroz 7 grãos e já estava resolvido: o cardápio do dia seria um risoto de grãos com frango e milho, que ficou pronto mais ou menos uns 20 minutos depois. E precisa de mais o quê? 😉

Risoto 7 grãos de frango

1 colher de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picadinha
3/4 xícara de 7 cereais integrais (ou de arroz arbóreo)
1/4 xícara de vinho branco seco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes ou de galinha quente (ou tabletes dissolvidos em água)
+/- 1 xícara de frango cozido e desfiado
1/4 xícara de milho cozido (preferencialmente no vapor)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar.

Acrescente o arroz 7 grãos (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque.

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), adicione o frango e o milho, retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado e misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).

Sirva o risoto em seguida, sem deixar que esfrie — se quiser, salpique salsinha bem picada por cima e/ou queijo ralado. Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram