Você está aqui:  / Acompanhamentos / Como fazer / Reaproveitamentos / Como fazer farofa e sugestões de variações

Como fazer farofa e sugestões de variações

comofazerfarofa_cozinhandopara2ou1.jpg

Ultimamente tenho recebido muitos pedidos de receitas mais simples e de pratos triviais para quem não sabe preparar quase nada além do arroz.

Como sou super fã da farofa, que também é uma receita bem fácil e versátil, já que pode ser complementada com diversos ingredientes, resolvi começar por ela.

Espero ter conseguido deixar todos os passos bem claros mas, se sobrar alguma dúvida, lembro que procuro sempre responder às questões o mais rápido possível. Ah, e sugestões são sempre bem-vindas, ok? 🙂

Como fazer farofa e sugestões de variações

1 fiozinho de azeite (+/- meia colher de sopa)
2 colheres de sopa de cebola picada
1/2 dente de alho amassado ou bem picadinho
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de farinha de milho flocada ou de mandioca
1/2 colher de chá de ervas finas (opcional)
1 pitada de sal (+/- meia colher de café)

Complementos para a farofa: ervas frescas picadinhas, tomate cortado em cubos, milho verde cozido (se for em conserva, pode usar com o líquido para deixar a farofa mais molhadinha), seleta de legumes, sobras desfiadas de frango ou carne, bacon crocante, rodelas de linguiça fritas, carne seca cozida e desfiada, feijão cozido (sem o caldo), ovo mexido, legumes e frutas picadinhos.

Comece aquecendo uma panela alta em fogo baixo e acrescente o azeite. Quando ele se espalhar pelo fundo da panela, coloque a cebola e o alho para refogarem (eles não devem ficar dourados) e, em seguida, adicione a manteiga e mexa para derretê-la. Colocar a manteiga depois evita que ela se queime e facilita a vida principalmente de quem não está acostumado a cozinhar.

comofazerfarofa.png

Sobre a manteiga derretida, aos poucos vá despejando a farinha (aprendi com minha mãe a usar a Deusa, que deixa a farofa crocante), misturando para incorporar e dourar homogeneamente também. Eu prefiro deixar minha farofa mais moreninha do que branca, acho que fica mais saborosa, mas você controla o ponto como preferir.

Tempere com o sal e as ervas finas, se for usar, e sirva em seguida ainda quente. Esta quantidade serve bem duas pessoas como acompanhamento.

Caso queira, você pode complementar sua farofa com os ingredientes citados acima ou com o que sua criatividade sugerir. Misture mais uma vez para distribuir bem, tomando cuidado para não desmanchar os complementos. Se quiser, pode aumentar a quantidade de farinha a vontade.

Aproveite e confira algumas variações interessantes de Farofas no Cozinhando para 2 ou 1.

* Para quem está começando a cozinhar para si mesmo, sugiro conhecer também as nossas listas de Utensílios Básicos para a cozinha e de ingredientes básicos para ter sempre em casa, chamada de S.O.S. Despensa. Topa ler mais um pouquinho? Confira então nosso arquivo de Truques e Dicas, com explicações práticas para o dia a dia na cozinha. 🙂

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram