Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Novidades e off-topics / Peixes e frutos do mar / Papillote de salmão oriental com arroz preto e aspargos

Papillote de salmão oriental com arroz preto e aspargos

img_20131105_142246.jpg

Às vezes preparo uns pratos bem bonitos e tenho caprichado cada vez mais para que as fotos fiquem melhores. Mas não é todo dia que as coisas funcionam e, quase sempre, é preciso gastar mais tempo para deixar a comida linda como a desta foto. É por isso que muitas vezes, enquanto descasco e pico a cebola e o alho de todo dia, me pego pensando em como deve ser bom ser um daqueles chefs famosos, que possuem assistentes para pensar no mise en place e deixar tudo prontinho só para eles se divertirem com a parte mais gostosa, que é cozinhar.

Pois não é que a Le Box atendeu as minhas preces? Eles prometem uma experiência culinária gostosa que permite a você preparar refeições dignas de chef de cozinha de forma prática, rápida e fácil. Fui convidada a escolher um dos kits disponíveis para testar o serviço e foi exatamente isso que eu vivenciei: recebi em casa todos os 19 ingredientes já higienizados, porcionados, descascados, picados e numerados na ordem certa para preparar um delicioso Papillote de salmão oriental com arroz preto e aspargos.

lebox2.jpg

A Le Box tem embalagens térmicas, que conservam os alimentos mais perecíveis por até 8 horas fora da geladeira e, por isso, minha caixa me esperou na portaria do prédio e mesmo assim o salmão chegou super fresquinho, com as almofadinhas de gelo ainda firmes dentro da caixa de isopor. Cheguei faminta em casa e os ingredientes já foram direto para a minha bancada.

Junto com eles, veio uma ficha de instruções com fotos, que indica todos os utensílios necessários e também uma sugestão de trilha sonora no site para que você se divirta ainda mais durante o preparo. E o melhor: meu jantar gourmet ficou pronto em menos de 25 minutos e sem muita sujeira!

img_20131105_142907.jpg

A primeira coisa que notei quando abri a caixa é que pensaram até no papel alumínio (coincidentemente o meu tinha acabado no dia anterior e eu não tinha nem lembrado disso!). A cama de alho poró e o molho que mistura sabores como shoyo, gergelim tostado, raiz forte e gengibre dão um toque especial ao salmão, que fica perfeitamente cozido no tempo indicado. E a vantagem do papillote (meu xodó) é que não suja nem a assadeira.

Nunca tinha preparado arroz preto e sempre tive medo de usar aspargos e desperdiçá-los, mas achei a combinação interessante e resolvi arriscar. Pois não tive problema algum; pelo contrário: as texturas ficaram ótimas seguindo as instruções à risca, a cor estava incrível e ficou meio molhadinho, meio cremoso, com sabor divino, sem que eu precisasse ajustar nada nem dar um toque pessoal. E confesso que achei fantástico receber um potinho com flor de sal para finalizá-lo — os ingredientes são realmente de ótima qualidade.

Outra coisa que gostei muito foi que há uma foto com uma sugestão para a montagem do prato, para que ele fique assim com cara de comida de restaurante, bem parecido com a foto do site.

img_20131105_142532.jpg

As porções são muito bem servidas (não coloquei todo arroz no prato da foto) e não senti necessidade de acrescentar mais nada à refeição. E fiquei tão satisfeita que acho que não sobraria nem espaço para a sobremesa! 😉

Tenho apenas algumas observações sobre a ficha de instruções. À primeira vista, achei meio confusa, com muita informação junta e, como a fonte é muito pequenininha, toda hora precisava lavar as mãos para pegá-la e checar com atenção os próximos passos. Se as letras fossem maiores, acho que o processo todo ficaria mais simples, principalmente para quem não tem a prática que eu tenho.

Outra coisa é que eu adoraria saber os valores nutricionais da refeição. Acredito que deve ser um prato bem saudável e não muito calórico, mas esta seria uma melhoria que, ao meu ver, agregaria valor ao material.

Enfim, foi uma experiência deliciosa me sentir uma chef de cozinha e preparar um prato tão gostoso e bonito em casa sem ter quase trabalho nenhum. A Le Box é uma ótima opção para surpreender em um jantar especial ou então cozinhar para e com os amigos, principalmente para quem não tem muito tempo de ir ao supermercado e para aqueles que não sabem escolher ou sempre esquecem de comprar algum ingrediente.

Agora, se você não é de São Paulo ou se preferir providenciar e preparar tooodos os ingredientes por conta própria, consegui a receita exclusivíssima para vocês.

Ingredientes para o Papillote de salmão oriental:
2 colheres de chá de shoyo
1/2 colher de chá de óleo de gergelim torrado
1/2 colher de chá de pasta de wasabi
1 colher de sopa de caldo de legumes ou de peixe
25g. de gengibre em conserva drenado
1/2 unidade de alho poró
360g. salmão
1/4 colher de chá sal
1 colher de sopa de ceboulette picada
2 pedaços de 40cm papel alumínio

Ingredientes para o Arroz preto com aspargos:
100ml. de caldo de legumes
1/2 colher de sopa de manteiga sem sal
2 dentes de alho
120g. de cebola roxa
1/4 colher de chá de sal
220g. de arroz negro cozido al dente
70ml. de vinho branco seco
1/4 colher de chá sal
130g. de aspargos
1/2 colher de sopa de manteiga sem sal
Pontas dos aspargos
1/4 colher de chá de flor de sal

Pré-aqueça o forno à 200°C e mantenha-o ligado.

Coloque o shoyo, óleo de gergelim torrado, raiz forte, caldo de legumes em uma tigela pequena e misture com o gengibre picado com ajuda de uma colher de sobremesa.

Em uma mesa ou bancada, abra as folhas de papel alumínio e, no centro de cada uma delas, coloque o alho poró, de maneira que formem uma “cama”, coloque o salmão, que irá “repousar”.

Coloque as postas de salmão em uma tábua e tempere-as com o sal, espalhando bem com as mãos em todos os lados do peixe. Em seguida, disponha cada salmão por cima da cama de alho poró e cubra cada um com o molhinho misturado anteriormente.

Por cima do molhinho, salpique a ceboulete e feche o papel. Levante as extremidades do papel alumínio e vá fechando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada — assim os líquidos não vazam. Ela deve ficar alta para o vapor circular e cozinhar o peixe por igual. Transfira os papillotes para uma assadeira.

Leve ao forno pré-aquecido (na prateleira de baixo do forno) por 15 a 18 minutos. Enquanto isso, coloque o caldo de legumes em uma panela pequena e aqueça em fogo baixo. Mantenha aquecido em fogo mínimo enquanto se prepara o arroz. Se começar a ferver, desligue o fogo para não evaporar o caldo.

Leve uma panela média em fogo alto (boca média do fogão) e acrescente a manteiga. Aguarde derreter e coloque os dentes de alho. Quando dourarem levemente e acrescente a cebola picada e o sal e mexa com uma colher de pau até a cebola começar a soltar um cheiro mais adocicado (aproximadamente 1 min.). Abaixe o fogo para médio.

Em seguida, acrescente o arroz e mexa levemente por uns 10 segundos. Ainda em fogo médio, acrescente o vinho. Aguarde sair o cheiro de álcool e secar um pouco do líquido (aproximadamente 2 minutos).

Em seguida, tempere com sal e misture cuidadosamente com uma colher de pau. Retire os dentes de alho e descarte-os. Apague o fogo do caldo e acrescente-o ao arroz mexendo cuidadosamente de vez em quando até o líquido secar (aproximadamente 5 minutos), mas o arroz deve ficar bem molhadinho.

Após isso, abaixe o fogo do arroz para o mínimo, coloque os aspargos e a manteiga e mexa incorporando-os ao arroz. Prove o sal e se desejar, fique à vontade para corrigi-lo. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousar por 2 minutos até servir.

Ao final do tempo de forno do salmão (15-18 min), desligue o forno e retire a assadeira, mas mantenha os papillotes fechados até a hora de servir.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram