Você está aqui:  / Carnes / Entradas e petiscos / Esfihas (massa caseira e recheio de carne temperada)

Esfihas (massa caseira e recheio de carne temperada)

IMG_20130926_143818

Festa de criança sem guloseimas não existe, né? Mas se seu filho precisa manter o peso e não pode abusar das frituras, dê preferência aos salgadinhos assados, como estas esfihas, que têm massa super leve e recheio muito saboroso. A massa é bem fácil de fazer e dá para levar tudo à mesa em menos de 1 hora, sem complicação.

Para a massa:
2 tabletes de fermento biológico fresco (ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco)
1 colher de chá de açúcar
1/2 xícara de água morna
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal

Para o recheio de carne moída:
+/- 200g. de carne moída (bovina ou de cordeiro)
1/2 cebola bem picadinha
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1/2 xícara de hortelã picada
1/2 limão espremido
1/2 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim) ou coalhada/iogurte
1/2 colher de chá de pimenta síria
Sal a vontade

Prepare primeiro o recheio misturando bem todos os ingredientes com as mãos, sem amassar muito. Reserve na geladeira enquanto faz a massa para que os temperos se intensifiquem.

Para a massa, se for usar o fermento em tablete, misture-o com o açúcar até que se desfaça. Se for do fermento instantâneo, não precisa dissolver. Acrescente a água, o óleo e mexa. Misture o sal à farinha e vá adicionando-a aos poucos e integrando-a aos outros ingredientes.

Quando conseguir formar uma bola com a massa, amasse-a bem por uns 2 a 3 minutos até ficar lisa e homogênea. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 20 minutos em um lugar fechado (eu coloco dentro do microondas).

Depois da pausa, divida a massa em 15 a 20 pedaços (dependendo do tamanho desejado). Vá abrindo os pedaços, sem deixar a massa muito grossa e coloque um pouco da carne temperada no meio. Forme as esfihas abertas ou fechadas, como preferir – eu fiz um meio termo entre elas para mostrar o recheio. Coloque-as em uma assadeira (não precisa untar) e leve ao forno pré-aquecido em 220ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que comecem a dourar.

Para congelar, tire as esfihas do forno antes de dourarem e espere-as esfriar. Coloque em um pote com tampa ou em um saco plástico, retire o ar e feche bem. Mantenha no congelador por até 3 meses.

Eu servi minhas esfihinhas com um delicioso molho de iogurte com limão e hortelã picadinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: