Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Peixes e frutos do mar / Saladas e molhos / Salada completa de camarão (com folhas verdes, cenoura, ervilhas tortas e pimentão)

Salada completa de camarão (com folhas verdes, cenoura, ervilhas tortas e pimentão)

wpid-img_20130613_141255.jpg
Sou a maior detratora de dietas baseadas apenas em saladas porque a maioria das pessoas começam a comer só alface e o resultado nunca é positivo para o organismo. Mas uma saladinha caprichada como esta pode, sim, substituir uma refeição pois tem proteínas, vitaminas e fibras. Sem contar que é deliciosa!

100g. de camarões limpos (frescos ou congelados)
2 colheres de sopa de saquê culinário
3 colheres de sopa de água
1/2 colher de chá de pimenta dedo de moça picadinha ou de pimenta calabresa desidratada
+/- 2 colheres de sopa de pimentão
4 ou 5 vagens de ervilha torta
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de cebolinha
Sal e pimenta do reino a vontade
Folhas verdes (alface lisa ou crespa, rúcula, agrião etc.)
Cenoura ralada
Salsinha picada (opcional)

Tempere os camarões já limpos (tire a casca, a cabeça, os pezinhos e aquela veia escura nas “costas”) com o saquê, a água e a pimenta.

Deixe descansar enquanto pica a cebolinha e corta o pimentão em cubos e as ervilhas tortas em pedaços não muito pequenos.

Aqueça uma frigideira e coloque o azeite para aquecer. Adicione a cebolinha e, quando começar a refogar, coloque o camarão. Abafe com uma tampa e deixe cozinhar por uns 3 minutos.

Retire a tampa, adicione sal e pimenta do reino e misture bem. Acrescente o pimentão e as ervilhas tortas e deixe cozinhar até quando o caldo tiver reduzido à metade. Desligue o fogo e espere os camarões esfriarem um pouco (para não fazerem a salada murchar).

Em um prato ou travessa, arrume as folhas e a cenoura e distribua por cima os camarões com o pimentão e as ervilhas, inclusive o caldo restante. Salpique a salsinha fresca. Se quiser, tempere com mais azeite e sal.

Esta salada vale por uma refeição leve para uma pessoa ou entrada para duas pessoas. Se preferir, acrescente um carboidrato (batatinhas cozidas, chips de inhame ou mandioquinha, macarrão de arroz etc.).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram