Você está aqui:  / Carnes / Reaproveitamentos / Boulette (hamburgão de Berlim, também conhecido como Frikadelle)

Boulette (hamburgão de Berlim, também conhecido como Frikadelle)

wpid-img_20121125_145658.jpg

Apesar da comida ter sido a parte mais difícil da minha adaptação em Berlim, algumas coisas me deixam com saudades e as boulettes estão no topo da lista. Vi minha “mãe” de lá fazer uma vez e agora tentei em casa: deu certo! 🙂

400g. carne moída (geralmente uma mistura de restos carne de vaca e de porco)
2 pãezinhos amanhecidos
1/2 xícara de vinagre
1 cebola picada
Sal e pimentas a vontade

Coloque um pãozinho de molho no vinagre, deixe por uns 15 minutos e esprema-o bem. Despedace-o sobre as carnes e, enquanto mistura bem com as mãos, faça o mesmo com o outro pãozinho. O diferencial da boulette é um leve toque avinagrado na carne.

(Como não tinha carne de porco, usei uma linguiça de lombo junto com a alcatra moída. E ficou bom!)

Acrescente a cebola, o sal e as pimentas de sua preferência e continue amassando bem. Divida a mistura em duas ou três partes e molde bolas achatadas. Se você deixar na geladeira de um dia para o outro, ficam ainda mais saborosas.

Você pode fritar ou grelhar os hamburgões e servi-los com bastante mostarda. Os berlinenses geralmente comem boulettes na rua, acompanhadas somente de mostarda, em sanduíches com pão (como hambúrguer mesmo) ou então acompanhando a comida. Eu comi com pepinos em conserva, bem azedinhos como os alemães gostam. Schmeckt? 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Gisela

    /

    Adorei esta ideia!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram