Como congelar espinafre fresco
Uma das coisas mais importantes que eu aprendi aqui com o CP2ou1 é que não importa quão simples ou fácil pareça alguma preparação, ela pode ser novidade para alguém. Por isso, nunca suponha que é desnecessário explicar qualquer coisa que seja.
Hoje vamos falar sobre branqueamento e como congelar espinafre. Ao contrário do que o nome pode sugerir, ao branquear alimentos — geralmente vegetais —, eles mantêm as cores vivas e os seus nutrientes para o preparo dos pratos com eles frescos. O branqueamento também é essencial para que legumes sejam congelados.
Esta é uma arma secreta super poderosa para quem cozinha para 2 ou 1. Ótimo para quando compramos um maço de espinafre e, obviamente, não vamos preparar tudo de uma vez. E o melhor é que depois, quando precisamos deles novamente, já está prontinho para serem usado.
Como congelar espinafre fresco
Antes do branqueamento, lave bem o espinafre e deixe de molho em bastante água com 2 colheres de sopa de vinagre por uns 10 minutos. Se quiser, rasgue as folhas maiores.
Depois do molho, retire as folhas da água, deixando as sujeirinhas no fundo do recipiente.
Em uma panela alta, coloque água limpa para ferver. Enquanto isso, coloque outro tanto de água gelada em um refratário ou assadeira, acrescente cubos de gelo e reserve.
Quando a água da panela estiver borbulhando, mergulhe mais ou menos 1 xícara do espinafre e deixe aferventar por 2 a 3 minutos. Com uma escumadeira ou espátula, retire-os da água, passe-os em água corrente potável e coloque-os no refratário com gelo até resfriarem (isso evita que continuem cozinhando e fiquem moles demais).
Vá repetindo esse processo até branquear toda a quantidade desejada. Se for necessário, coloque mais gelo na água fria.
Dica: guarde a água do cozimento para usar como base de caldos e sopas. Eles ficarão mais nutritivos e saborosos.
Branqueie vegetais para usar em saladas, molhos, sopas, pratos frios ou quentes. Antes de utilizar ou congelar os alimentos, escorra-os bem.
Para congelá-los após o branqueamento, escorra bem, espremendo com as mãos e forme bolinhos. Coloque-os em uma assadeira, separados para não grudarem uns nos outros. Leve ao congelador e, quando estiverem firmes, conserve-os congelados em sacos plásticos (de preferência com fechamento tipo zíper) ou potes com tampa por cerca de 6 meses. Na hora de usar, eles estarão soltos uns dos outros para que você retire apenas a quantidade necessária.
Os legumes branqueados e congelados não precisam ser descongelados antes do uso. Leve-os do congelador direto à panela.
Adriana Carla
30 de janeiro de 2018 em 16:40
Adorei as dicas. Agora já sei o que fazer com o espinafre. Obrigada
Lucimá
1 de abril de 2018 em 8:07
Adorei suas receitas!
Só tenho a te agradecer, obrigada!
Luciana Carpinelli
2 de abril de 2018 em 1:17
Eu que agradeço o carinho, Lucimá!
Beijo e volte sempre 🙂
Ariana
19 de agosto de 2018 em 17:02
Eu congelei espinafre sem branquear…. e agora, dá pra usar?
Luciana Carpinelli
20 de agosto de 2018 em 1:21
Ariana, dá para usar, sim. O problema é que sem o branqueamento, ele perde nutrientes e a cor. Lembre-se de branquear da próxima vez. 🙂
Karen
15 de setembro de 2018 em 20:23
Olá para fazer o branqueamento precisa tirar os talinhos?
Luciana Carpinelli
17 de setembro de 2018 em 2:55
Não precisa, eu gosto de usar os talinhos em tudo!
Victoria
4 de julho de 2020 em 9:29
Ola! Posso usar espinafre congelado em massa de panqueca?
Luciana Carpinelli
4 de julho de 2020 em 10:28
Oi, Vitória. Pode sim.
Recomendo esperar descongelar antes de usar.