Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegetariana / Lasanha lowcarb (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose)

Lasanha lowcarb (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose)

Como boa descendente de italianos, é claro que eu sou louca por uma boa lasanha. E, apesar de amar a lasanha tradicional, sempre acabo buscando outras opções (como a que usa cogumelos no lugar da massa), porque afinal não dá para abusar sempre do macarrão.

Uma alternativa que sempre uso é usar panquecas para montar a lasanha, como fiz com esta quesadilha. Aí resolvi fazer o Molho branco vegano e minha mãe deu a ideia de fazermos uma lasanha de panquecas. Mas elas acabaram virando crepiocas, para uma receita low carb, sem glúten e sem lactose.

Hesitei um pouco diante de tantas substituições em uma mesma receita, mas o resultado ficou tão bom que me surpreendi super positivamente. Pois então aqui está ela: linda, deliciosa e super prática! Vai resistir? 😉

Lasanha lowcarb (sem glúten, sem lactose)

Para a massa de lasanha lowcarb:
3 ovos
3 colheres de tapioca (ou substitua por requeijão caseiro)
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a montagem da lasanha lowcarb:
200g. de ricota fresca (uso sempre a Ricota caseira – clique para acessar a receita)
200g. de brócolis branqueados (clique para ver como fazer)
1 receita de Molho branco vegano (sem glúten, sem lactose)
Queijo parmesão ralado (opcional)
Ervas frescas picadinhas (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino

Comece preparando o Molho branco vegano (sem glúten, sem lactose) — clique no link para ver a receita completa. Reserve.

Branqueie o brócolis (clique AQUI para ver como fazer). Coloque-o com a ricota no processador de alimentos e misture até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino a vontade. Reserve também.

Prepare então a massa, misturando bem os ingredientes. Para a versão no carb, basta substituir a tapioca por 3 colheres de sopa de requeijão — eu uso sempre o requeijão caseiro, que não tem amido.

Aqueaça uma frigideira antiaderente e unte com um pinguinho de azeite. Espalhe pouco menos de uma concha da massa sobre ela e espere as laterais começarem a desgrudar das laterais. Com a ajuda de uma espátula, vire-a para dourar o outro lado. Repita até finalizar a massa (deve fazer 4 ou 5 discos de massa). Reserve-os.

Em um refratário com o diâmetro das massas, comece a montagem da lasanha. Espalhe um pouco do molho no fundo e coloque a primeira massa. Espalhe sobre ela uma parte do recheio e um pouquinho do molho. Cubra com outra massa e continue até acabar o recheio e as massas. Finalize com molho, queijo ralado (usei um sem lactose) e ervas picadinhas, se for usar.

Leve ao forno preaquecido em 220ºC para gratinar. Sirva em seguida.

Estas quantidades servem bem até 3 porções. Se quiser, congele as sobras por até 3 meses.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • mi

    /

    Gostei, vou tentar. Mas este é um pouco mais trabalhoso que outros pratos, não? Mas vale a pena.
    Agradecida,
    Abs,
    Mi

  • Luciana Carpinelli

    /

    Mi, nem sempre se pode ter tudo. Mas garanto que não é difícil de fazer e que o trabalho neste caso vale muito a pena! 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram