Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Lasanha (sem massa) de cogumelo com cebola caramelizada e gorgonzola

Lasanha (sem massa) de cogumelo com cebola caramelizada e gorgonzola

Uma lasanha sem massa, composta por deliciosas camadas de cogumelos, cebola caramelizada e gorgonzola. Pode ser servida como um acompanhamento, mas para mim, que adoro um prato único, foi a refeição completa e me deixou bem satisfeita.

Uma prova de que sempre é possível improvisar com o que temos em casa, pois esta receita surgiu em um dia de desabastecimento em casa. Tinha cogumelos e gorgonzola, mas não tinha macarrão, não tinha farinha nem ovos para preparar uma massa caseira. Sabe quando parece que não vai sair nada e a solução vai ser apelar para o delivery?

Pois eu não dou o braço a torcer e aceito a situação como um desafio, como a geladeira vazia gritando para mim: “duvido você inventar alguma coisa com isso!” É claro que eu ia conseguir tirar algo dali. Foi então que comecei a pensar nos cogumelos como substitutos da massa e a cebola caramelizada como um recheio, finalizado com um cremoso molho de gorgonzola. E não é que ficou uma maravilha?

Fica aqui como uma sugestão alternativa para um almoço de Páscoa vegetariano, ou para acompanhar o pescado especial. Quem gosta da ideia?

Lasanha (sem massa) de cogumelo com cebola caramelizada e gorgonzola

Para a camada de cogumelos:
200g. de cogumelos frescos
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho bem picadinho
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a camada de cebola caramelizada:
2 cebolas médias cortadas em rodelas finas
1 colher de chá de manteiga
Sal e pimenta do reino

Para a camada de gorgonzola:
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
100g. de queijo gorgonzola em cubos
Queijo parmesão ralado

Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga. Coloque as rodelas de cebola e tempere com um pouquinho de sal e de pimenta do reino. Mexa de vez em quando para não queimar, até que fiquem douradas e macias. Reserve.

Enquanto isso, corte os cogumelos em fatias não muito grossas. Eu usei o cogumelo eryngui, mas pode ser champignon, paris, shitake etc. (precisa ser um maior, que seja possível cortar em fatias — o shimeji, por exemplo, não dá).

Derreta a manteiga e refogue o alho nela por cerca de 2 a 3 minutos. Coloque as fatias de cogumelo para dourar dos dois lados. Reserve.

Em uma panelinha, derreta a manteiga para o creme de gorgonzola e junte a farinha, misturando sempre até que comece a borbulhar. Coloque o leite, mexendo sempre, até começar a engrossar. Adicione o gorgonzola e continue mexendo para obter um creme homogêneo.

Comece a montar as camadas em um refratário que possa ir ao forno: primeiro com metade os cogumelos, depois com metade da cebola e por fim com metade do creme de gorgonzola. Repita as camadas na mesma ordem e finalize com queijo ralado.

Leve ao forno preaquecido em 200ºC até gratinar a superfície. Esta quantidade serve duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Juliana de Oliveira Latterza

    /

    O que poderia substituir a cebola?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Juliana.
    Você poderia usar alho poró, abobrinha ou ralada e até mesmo beringela em tiras.
    Abraço e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram