Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Molho branco vegano (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose)

Molho branco vegano (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose)

Não sou da turma da Bela Gil, mas também não vejo problema em fazer umas substituições de vez em quando. Principalmente se ficam gostosas e sem muito sabor de algo que não é aquilo que a gente espera.

Dia desses contei no Instagram (já segue a gente ?) que recentemente me descobri intolerante à lactose. Tenho me adaptado bem com produtos sem lactose e, como alternativa, tomo comprimidos de lactase, uma enzima que facilita a digestão evitando as reações desagradáveis. Mas depois disso, todo mundo que sabe da descoberta vive me indicando receitas que não tenham lactose para que eu teste.

No começo eu até fazia careta e achava um saco isso. Mas depois entendi que as pessoas na verdade querem ajudar contribuindo com dicas. E após gostar de substituir a massa de tortas e quiches por uma sem glúten feita com grão de bico, vira e mexe estou tentando essas versões alternativas.

Este molho branco vegano é uma alternativa ao molho bechamel tradicional, com calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose. A base dele é a couve flor e já aviso que não fica exatamente igual ao original — também, meio difícil, né? Por isso mesmo adaptei a versão mais tradicional, que usa somente o vegetal batido, para deixá-lo com uma textura mais próxima de molho e não como uma sopa mais granulosa.

Com esse truque que adicionei e bem temperadinho, garanto que este molho branco vegano não vai te decepcionar. Principalmente para quem precisa eliminar glúten e lactose da alimentação. Experimente!

Molho branco vegano (calorias reduzidas, sem glúten, sem lactose)

200g. de couve flor
1 e 1/2 xícara de água
1 colher de sopa de cebola ralada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de farinha de arroz integral (ou de farinha de trigo – atenção: esta tem glúten!)
Noz moscada ralada na hora
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a couve flor e a água em uma panela e deixe ferver por 15 minutos para que a couve flor fique bem macia.

Retire os pedaços da couve flor e coloque no liquidificador ou processador de alimentos com 1/4 de xícara da água do cozimento. Bata bem até obter um creme homogêneo. Se precisar, adicione um pouco mais de água, mas não exagere para o molho não ficar muito ralo.

ComoFazerMolhoBrancoVegano_CozinhandoPara2ou1

Em uma panela pequena, aqueça um bom fio de azeite e coloque a cebola e o alho para refogar. Antes que dourem, junte a farinha de arroz, misturando até começar a espumar. Adicione o creme de couve flor e misture bem até engrossar um pouco.

O molho não fica exatamente cremoso, mas fica mais homogêneo. Tempere com a noz moscada (usei 1 colher de café), sal e pimenta do reino.

Sirva envolvendo macarrão cozido al dente, ou use para substituir o molho bechamel tradicional nas preparações.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram