Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Mac’n’cheese de uma panela só (macarrão com queijo)

Mac’n’cheese de uma panela só (macarrão com queijo)

Tem casal mais perfeito do que macarrão e queijo? Suspeito que seja minha dupla preferida na cozinha. Foi por isso que pensei no Mac’n’cheese (de uma panela só) como o prato especial para o Dia dos Namorados.

Além disso, esta receita é super simples e rápida de preparar, ideal para ser preparada em dupla, sem dar nenhum trabalho. Enquanto um coloca os ingredientes na panela o outro rala o queijo. Depois os dois se revezam para mexer bem e deixar o molho super cremoso. E, no fim, ambos se deliciam com o prato acompanhado de uma bela taça de vinho. Perfeito, não?

Aproveitei a chance também de sugerir uma versão caseira desse prato que anda pipocando nos Instagrams da vida em sua versão industrializada, feita com pózinhos “mágicos” e artificiais para imitar o sabor e o cheiro do(s) queijo(s). Uma dica facílima de transformar ingredientes naturais em comida de verdade — e super rapidinho!

Receita deliciosa que veio lá do Brisando na Cozinha.

Mac’n’cheese de uma panela só (macarrão com queijo)

2 xícaras de macarrão curto cru
2 xícaras de leite aproximadamente (sempre deixe um pouco a mais reservado, caso haja necessidade de colocar mais)
2 dentes de alho amassadinhos
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1 xícara de queijo ralado (muçarela, prato, parmesão, provolone, gouda etc. ou uma mistura deles)
Parmesão ralado para finalizar

Lave o macarrão para eliminar o excesso de amido e escorra bem. Eu usei um macarrãozinho de sopa para ficar mais parecido com os industrializados da moda mas você pode usar penne, fusili, farfale etc.

Em uma panela média, coloque o leite, o alho, a mostarda, a manteiga, a noz-moscada e o macarrão lavado. Em fogo médio, vá mexendo até começar a ferver.

Assim que ferver, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar, sem parar de mexer, pelo tempo indicado na embalagem para que fique al dente. Se estiver secando muito rápido, acrescente mais leite ou um pouco de água.

Quando o macarrão estiver cozido, desligue o fogo e adicione o queijo, misturando bem. Eu usei muçarela e cheddar e ficou uma delícia!

Sirva imediatamente com parmesão ralado por cima. Ao tirar a foto, pensei em fritar um pouco de bacon bem picadinho e salpicar por cima, mas preferi evitar a tentação — de qualquer forma, fica a dica. 😉

Estas quantidades rendem duas porções. Se quiser, acompanhe de uma carne (sugiro o Steak au poivre, que também é delicioso e super fácil de preparar!).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram