Você está aqui:  / Acompanhamentos / Sem glúten / Vegetais / Brócolis e couve-flor gratinados com bacon

Brócolis e couve-flor gratinados com bacon

Brócolis e couve-flor gratinados: tem preparação mais simples do que essa? Pode ser até que exista, mas eu tenho esse filtro sobre o que deveria vir para cá ou não e sempre acabo achando que as receitas mais tradicionais são bobas demais para virarem post do blog.

Acontece que, apesar de ser meio neurótica por planejamento e cronogramas, procuro estar aberta a mudanças de planos. E foi exatamente o que aconteceu com esta ideia de acrescentar bacon ao tradicional gratinado de brócolis e couve-flor: postei esta foto meio sem querer no Instagram e foi um sucesso!

Como aqui a voz do povo é que vale, aqui está o registro oficial de como fiz esta comidinha deliciosa e simples. Excelente acompanhamento que também vira um prato principal interessante.

Brócolis e couve-flor gratinados com bacon

3/4 xícara de brócolis em floretes
3/4 xícara de couve flor em floretes
2 colheres de sopa de bacon picadinho
1/2 cebola pequena bem picadinha
1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo (ou de arroz, caso tenha restrição ao glúten)
1 xícara de leite
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado fino
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque uma panela com bastante água para ferver. Enquanto isso, coloque bastante água gelada com 1 forminha de gelo em uma tigela e reserve.

Quando levantar a fervura, coloque a couve flor para cozinhar por 3 minutos. Retire todos os floretes da água, escorrendo-os com uma escumadeira, e coloque-os imediatamente na água gelada. Retire-os, escorrendo novamente e reserve-os.

Aguarde a água ferver novamente e repita a operação com o brócolis, mergulhando-os na água fria depois. Reserve também.

Dica: a água fervida pode ser utilizada para o preparo de caldos ou para cozimento de arroz ou macarrão, por exemplo. Caso não vá usar, descarte-a.

Aqueça outra panela e coloque o bacon para soltar gordura. Quando o bacon estiver dourado, adicione a cebola e deixe refogar por uns 5 minutos em fogo baixo, sem dourar.

Salpique a farinha sobre o bacon com cebola e misture bem. Assim que a mistura começar a borbulhar, coloque o leite e continue mexendo para não empelotar.

Quando o molho começar a engrossar, acrescente as ervas, a noz moscada e 1 colher de sopa do queijo ralado. Misture para integrar tudo muito bem e prove para ver se precisa acertar o sal. Aproveite para temperar com pimenta do reino. Reserve.

Distribua o brócolis e a couve flor bem escorridos no fundo de um refratário que possa ir ao forno e espalhe o molho sobre eles. Finalize com o restante do queijo ralado e leve ao forno preaquecido em 220ºC por mais ou menos 10 minutos ou até o queijo ficar gratinado, tostadinho. Sirva em seguida.

Estas quantidades servem muito bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram