Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Saladas e molhos / Sem glúten / Atum marinado

Atum marinado

AtumMarinado_CozinhandoPara2ou1

Este atum marinado é mais um belo exemplo de receita muito fácil que fica linda e vira prato tipo de restaurante, sabe? Meu tipo preferido de comida: aquela coisa bonita que, quando chega à mesa, impressiona e deixa todo mundo com a boca cheia d’água.

Marinar o atum e selá-lo na frigideira é uma preparação super simples e bem rápida, que até mesmo quem não tem muita prática na cozinha consegue fazer direitinho. E o melhor: um prato visualmente atrativo que também é gostoso, super saudável e muitíssimo fácil de fazer.

Para os dias mais quentes, dá para servir como uma salada caprichada, sobre folhas verdes. Em dias mais frios, vai acompanhado de arroz japonês simples e vira um prato quentinho que alimenta os olhos e aquece o estômago. Ou seja, é uma ótima escolha para qualquer dia, não precisa nem de desculpa.

Mais uma receitinha do amor que veio lá da cozinha da Vivian, do blog Francinha Cooks. (E, se você gostou, recomendo que dê uma volta pelos posts dela, só tem coisa linda!)

Atum marinado

400-500g. de atum fresco (aproximadamente 2cm. de altura)
4 colheres de sopa de molho shoyu
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de missô (pasta de soja fermentada)
1 limão siciliano espremido
1 colher de sopa de pasta de tamarindo (opcional)
4 colheres de sopa de gergelim preto e/ou branco
Cebolinha e salsa para finalizar

Em uma tigela que caiba o pedaço de atum, misture shoyu, vinagre, missô, limão e pasta de tamarindo (se for usar — eu não tinha, então foi sem mesmo 🙁 ) até ficar um molho homogêneo.

Mergulhe o peixe nesta mistura, envolvendo bem todos os lados, e leve à geladeira para marinar por 15 a 30 minutos. Depois deste tempo, retire-o da geladeira e aqueça uma frigideira com duas colheres de azeite.

ComoFazerAtumMarinado_CozinhandoPara2ou1

Espalhe o gergelim em um pratinho e “carimbe” todos os lados do atum nele, empanando-o bem. Leve o atum à frigideira e sele rapidamente por cerca de 1 a 2 minutos de cada lado.

Retire o atum da frigideira e corte um cubos. Sirva em cumbucas, cubra com o molho da marinada e salpique cebolinha e salsa picadas para finalizar. Para complementar, eu servi sobre folhas de agrião, como em uma saladinha.

Esta quantidade bem entre 2 e 3 pessoas, dependendo dos complementos. Se quiser, acompanhe de Gohan (arroz japonês) — para mim basta como uma refeição leve.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram