Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Quibe assado de abóbora japonesa

Quibe assado de abóbora japonesa

Jpeg

Segunda-feira é o dia oficial do início de uma alimentação mais saudável e é justamente por isso que sempre sugerimos um prato mais leve e sem carne para diminuir o peso na consciência depois do fim de semana e incentivar o primeiro passo.

Este quibe é uma opção super nutritiva e muito leve — e, mais uma vez relembro que a abóbora é uma excelente escolha para uma alimentação mais leve pois ela tem muitas fibras, proporciona saciedade e consome, durante a sua digestão, uma quantidade maior de calorias do que ela própria possui.

Esta receita eu aprendi no blog Presunto Vegetariano, mas fiz algumas adaptações (como rechear com cebolas caramelizadas e usar hortelã no lugar do cheiro verde).

Quibe assado de abóbora japonesa

1 xícara de trigo para quibe (triguilho)
1 1/2 xícara de água quente
3 1/2 xícaras de abóbora japonesa em cubos
3 dentes de alho grandes picados
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1/2 cebola grande picada
1/4 de xícara de azeite
1 xícara de hortelã picado
1 colher de café de canela em pó
Sal e pimenta síria ou do reino a vontade
Recheio opcional: cebolas caramelizadas (clique AQUI para acessar a receita completa)

Coloque o trigo para quibe em uma vasilha, cubra com a água quente e deixe descansando para hidratar (por uns 20 ou 30 minutos).

Em uma panela antiaderente, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola até começarem a dourar. Coloque, então, a abóbora picada em pedaços pequenos e tempere com sal e pimenta síria (ou do reino mesmo, se não tiver).

Tampe e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para não queimar. Se sua panela grudar, coloque um pouquinho de água (sem exagerar pois pode atrapalhar na liga do quibe). Quando a abóbora estiver macia, adicione  a hortelã, misture e desligue o fogo.

ComoFazerQuibeDeAbobora_CozinhandoPara2ou1

Adicione a abóbora ao trigo já hidratado e misture bem, até obter uma massa uniforme. Experimente e tempere com mais sal e pimenta do reino, se precisar.

Coloque a mistura em uma assadeira (de mais ou menos 20cm. x 20cm.). Se quiser, divida a massa em duas partes e recheie com as cebolas caramelizadas. Depois, com uma faca corte o quibe em losangos e regue com o azeite.

Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 20 minutos ou até a superfície dourar levemente. Espere esfriar por uns 10 minutinhos antes de servir.

Esta quantidade serve bem até 3 pessoas. Comi apenas com uma salada de folhas.

Dica: se quiser, congele o quibe antes de assar. Mantenha-o em pote bem fechado por até 3 meses no congelador. Retire com antecedência e deixe descongelar na geladeira. Aí é só levar ao forno antes de servir.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram