Você está aqui:  / Bebidas / Vitamina para o bom funcionamento do intestino

Vitamina para o bom funcionamento do intestino

VitaminaParaOIntestino_CozinhandoPara2ou1

Dizem que o intestino é nosso segundo cérebro. Por isso, precisamos cuidar bem dele, prestando atenção no que ingerimos e também em como ele reage aos alimentos — cada organismo funciona de uma forma muito particular e cabe a nós o comandarmos da melhor maneira possível.

Mas mesmo quando a gente busca manter uma boa alimentação, outros fatores afetam o nosso intestino. Estresse e ansiedade, por exemplo, podem deixá-lo preguiçoso e muitas vezes provocar a prisão de ventre que, por sua vez, causa incômodo, inchaço, falta de disposição e irritabilidade. E o pior é que, como a serotonina (o hormônio responsável pelo nosso bem-estar) é produzida neste órgão, quando ele não anda muito bem, isso reflete diretamente no nosso humor.

Uma boa dose de fibras e água em abundância costumam ajudar bastante a manter nosso sistema gastrointestinal bem regulado. Mas quando somente esses cuidados não dão conta de fazer a engrenagem voltar ao ritmo normal, esta vitamina é uma combinação interessante de ingredientes que auxiliam no processo.

E o melhor: ela é bem gostosa e super prática de preparar — e muito melhor do que apelar para os remédios. Mas preste atenção: na maioria das vezes ela ajuda, mas caso não perceba nenhuma mudança, procure um médico para avaliar o seu caso, ok?

Vitamina para o bom funcionamento do intestino

1/4 de mamão papaia sem casca e sem sementes
2 a 3 ameixas pretas desidratadas sem caroço
1/2 xícara de iogurte natural
1/4 xícara de leite
1 colher de sopa de aveia em flocos ou farelo
1 colher de chá de mel ou agave (opcional)
1 colher de sobremesa de sementes de chia

Coloque os ingredientes menos a chia no liquidificador e bata-os até obter uma vitamina homogênea. Somente então adicione a chia e pulse duas a três vezes.

A dica é consumir esta vitamina pela manhã, ainda em jejum, como uma substituição ao café da manhã (ela é bem completa e equilibrada).

Importante: não se esqueça de beber muita água durante o dia, cerca de 2 a 3 litros.

Esta quantidade serve uma boa porção, que pode substituir o café da manhã, mas evite repetir por muitos dias seguidos.

 

SAIBA MAIS:
_O mamão contém as vitaminas A, C, B1 e B2, e também ferro, fósforo e cálcio. Além disso, ele é rico em licopeno e em uma enzima chamada papaína, que ajuda na digestão e tem propriedades calmantes, atuando contra a fermentação intestinal, evitando a prisão de ventre e a formação de gases e protegendo os estômagos sensíveis.

_A ameixa é um potente antioxidante natural, tem vitaminas A, B6 e C, e possui boa concentração de potássio e ferro. É recomendada contra a prisão de ventre por seu alto poder laxativo, uma vez que é riquíssima em fibras solúveis que absorvem bastante água do organismo e aceleram o trânsito intestinal.

_ A aveia é um alimento funcional e contém fibras do tipo beta-glucanas, que estimulam o crescimento da chamada “microbiota intestinal” ou dos “probióticos”. Os lactobacilos se alimentam delas e produzem, então, uma substância que estimula os movimentos peristálticos (responsáveis pela última etapa da digestão), favorecendo a eliminação mais rápida de substâncias tóxicas e a renovação celular (o que também ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer intestinal).

_ A chia é uma excelente fonte de fibras, que auxiliam na digestão e também melhoram o funcionamento intestinal.

_ Já o iogurte promove o equilíbrio da flora intestinal, responsável por manter o intestino saudável, evitando inflamações e infecções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Prys

    /

    Adorei pq sempre tenho problema de digestão e constipação, vou comprar as coisas p/ fazer amanhã mesmo, obrigada.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Prys, fico feliz em ajudar! Espero que funcione com você também 🙂
    Beijo e volte sempre!

  • Kassia

    /

    vi essa vitamina no buzzfedd e tem tanta receita milagrosa na internet q duvidei mas resolvi provar e foi otimo msm, obrigada!!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    No Buzzfeed? Acredita que nem eu mesma tinha visto? Obrigada por avisar! 🙂
    E fico feliz por ter compartilhado a receita.
    Beijo e volte sempre.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram