Você está aqui:  / Eventos, cursos e afins / Férias: leve as crianças para a cozinha!

Férias: leve as crianças para a cozinha!

criancasnacozinha_cozinhandopara2ou1

Seus filhos estão em casa de férias, com as energias super recarregadas e você não sabe mais o que fazer para entretê-los nos dias frios ou chuvosos? Aposte em receitas práticas e fáceis para fazer com as crianças e leve-as para a cozinha. Além de ocupá-las e vocês terem a oportunidade de conversar sobre alimentação, somente o fato de terem ajudado a preparar os pratos já vai deixá-las curiosas para prová-los!

Aliás, não há nada mais positivo do que iniciar a apresentação de alimentos mais saudáveis e menos processados quando ainda somos pequenos: por meio do exemplo, o ato de experimentar novos sabores tem bem menos resistência do que depois que já acostumamos o paladar com fast food ou outros alimentos muito calóricos — e inevitavelmente deliciosos, convenhamos.

E, quanto antes as crianças começarem a se familiarizar com a alquimia das panelas, mais cedo se sentirão seguras para caminharem sozinhas na escolha e também no preparo das refeições — e consequentemente menos porcaria, comida semipronta e congelada farão parte da sua alimentação para o resto da vida.

Existem inúmeras receitas que podem ser preparadas com as crianças: de biscoitos a pratos salgados um pouquinho mais elaborados (Panquecas coloridas das princesas com beterraba ou do Ben10 com espinafre são um excelente exemplo). Mas, se a sua desculpa é que não tem muita experiência na cozinha ou não leva muito jeito para cozinhar, atualmente há soluções muito práticas.

Uma ótima sugestão para começar são os potes da Chez Moi Chez Toi. Recebi das meninas duas receitas e o convite para testá-las: pensei na hora em aproveitá-las em uma tarde divertida com meus sobrinhos.

poteschezmoicheztoi_cozinhandopara2ou1

A Giovanna tem 6 anos e o Luigi completa 4 no fim deste mês. São filhos da minha irmã e sempre acompanham minhas receitas quando estão na casa dos meus pais ou quando vou cozinhar no Você Bonita (a pergunta que sempre aparece é “Tia Lu, como você vai para dentro da TV?” — e eu me derreto!).

A Gigi já é minha ajudante (ela simplesmente AMA os Chips de legumes feitos com inhame e os Biscoitos de Nutella) e o Luigi nunca tinha tido muita paciência de parar e seguir todos os passos da receita, mas já disse que quando crescer quer ir cozinhar na televisão como eu (e na hora em que contei que iríamos preparar cookies, ele foi o mais animado!).

Do momento de vestir o avental até montar saquinhos personalizados de biscoitos para a mamãe, foi uma empolgação só. Como os ingredientes já vêm todos pesados nos potes, a diversão foi derreter a manteiga, quebrar os ovos e amassar a mistura com as mãos.

Enquanto enrolamos as bolinhas e as levamos ao forno (ainda bem que não precisam de muito tempo para assar!), conversamos sobre como a “massa meleca” vira biscoitos crocantes. Vai dizer que não é uma experiência super rica?

criancasfazendocookie_cozinhandopara2ou1

O orgulho de ter feito os próprios biscoitos foi tanto que o Luigi fez questão de exibi-los para a foto e a Giovanna os colocou em saquinhos e preparou etiquetas para não esquecer dos sabores. Ah, e eles também descobriram que adoram castanhas e amêndoas (aquelas frutinhas que a gente quebra no Natal!). <3

Se você prefere outras opções além dos deliciosos biscoitos ou cupcakes da Chez Moi Chez Toi, também existe uma alternativa para pratos salgados: o site Mãe, tô com fome, que fornece kits para o preparo de Folhado de salmão e Nuggets de frango, por exemplo.

Outra opção para incentivar uma alimentação mais saudável, colorida e não menos gostosa para os pequenos, é buscar receitas práticas, como as do nosso Especial de Dia das Crianças, que pode e deve ser consultado pelo resto do ano.

E aí, animou? Aproveite o tempo com seus filhos e/ou sobrinhos e compartilhe as fotos com a gente. Adoramos este tipo de diversão! 🙂

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram