Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Congelados / Entradas e petiscos / Pães e biscoitos / Sem glúten / Pão de queijo light (sem ovo, sem óleo, sem glúten)

Pão de queijo light (sem ovo, sem óleo, sem glúten)

Pão de queijo é patrimônio brasileiro ao lado da caipirinha e da coxinha. O problema é que é super calórico e, para quem está de dieta, acaba sendo proibido. Mas esta versão, sem ovo e sem óleo, acaba ficando mais leve — além de ser hiper fácil de fazer. Corre para o supermercado providenciar os ingredientes que vai ser difícil resistir!

Pão de queijo light (sem ovo, sem óleo, sem glúten)

1 e 1/2 xícara de farinha de tapioca (goma de tapioca)
50g. queijo parmesão light ralado (1 pacote pequeno)
300g. de cream cheese light (1 pote grande ou 2 pequenos)
1 pitada de sal (opcional)

Misture o queijo com a tapioca e o sal, se for colocar (eu nem coloco para não ficar muito salgado) e depois acrescente o cream cheese gelado. Integre bem todos os ingredientes para obter uma massa modelável.

Dica: para deixar seu pão de queijo ainda mais light, você pode usar o creme de ricota light da Polenghi (já testei, mas infelizmente as outras marcas não têm a mesma textura do cream cheese e por isso a massa não fica boa para fazer bolinhas).

ComoFazerpaoqueijolight_Cozinhandopara2ou1

Faça bolinhas não muito pequenas nem muito grandes (para não grudar na mão, espalhe 2 ou 3 gotinhas de azeite antes de pegar a massa). Se a massa estiver muito mole, deixe-a por uns 10 minutos no congelador para ficar mais firme. Retire e enrole as bolinhas.

Eu gosto de passar os pães de queijo em um pouquinho de queijo ralado para deixá-las mais bonitas (e ficam também um tiquinho mais calóricas, não esqueça). Coloque as bolinhas em uma assadeira antiaderente com mais ou menos uns 2 dedos de distância uma da outra.

Dica: se quiser incrementar o sabor do seu pão de queijo, acrescente mais ou menos 2 colheres de sopa de ervas finas desidratadas (como fiz em metade da massa da foto abaixo), 1 colher de sopa de páprica ou 1/4 xícara de azeitonas bem escorridas e picadinhas. Para deixá-lo ainda mais saudável e funcional, você pode acrescentar 1/4 xícara de farinha de quinua, de aveia, de amaranto; ou então de chia ou de sementes de linhaça.

Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 15 minutos e, depois desse tempo, aumente a temperatura para 220ºC e marque mais 10 minutos ou até que fique douradinho.

É possível congelar o pão de queijo depois de 20 minutos de forno (quando ele já estiver firme). Retire a assadeira do forno e espere esfriar. Coloque-os em um saco plástico, retire o ar e feche bem. Conserve no congelador por até 3 meses e, na hora de usá-lo, retire do congelador e leve direto ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 20 minutos.

Esta quantidade rende mais ou menos 20 pães de queijo médios. E, apesar da alteração nos ingredientes, a textura é a mesma, mais firme por fora e macio por dentro, e o sabor fica muito próximo do original.

Se você usar o creme de ricota da Polenghi, que tem uma consistência bem próxima do cream cheese light e fizer 20 pãezinhos com esta receita, cada pãozinho de queijo vai ter mais ou menos 50 calorias. Um pão de queijo tradicional tem cerca de 120 calorias.

Dica: que tal usar os pães de queijo light para preparar uns Paninis caprese (sanduíche de pão de queijo recheado)?

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

73 Comentários

  • Stella Artois (@stellaela_)

    /

    Essa farinha de tapioca é aquela que compramos no supermercado pra fazer em casa mesmo?

  • Luciana C.

    /

    Stella, é aquela goma/farinha já pronta que você pode fazer em casa ou comprar no supermercado. Não é o polvilho seco, ok?

  • Tupiara

    /

    Assisti ao programa Você Bonita e descobri vc! Adorei a receita e facilidade como é executada. Obrigada por compartilhar. Parabéns!

  • Camila

    /

    Diabéticos podem comer desse pão de queijo?

  • Luciana C.

    /

    Eu que agradeço as visitas de vocês! É por isso que eu continuo postando (e comendo bem 😉 ).
    Volte sempre.

  • Luciana C.

    /

    Hahaha
    Pode fazer que não tem erro, Stella!
    Mas depois volta aqui pra contar o que achou, ok? 😉

  • Luciana C.

    /

    Camila, sinceramente não sei. Não vai nada de açúcar, mas tem carboidrato… não sou nutricionista, então não sei se isso influencia de alguma forma. Melhor consultar um profissional, ok?
    E, se puder, depois me conta o que descobriu. 😉

  • Stella Artois (@stellaela_)

    /

    fiz e ficou perfeito! em vez de usar o queijo ralado, ralei um pouco de mussarela e coloquei na massa. delicioso! :DDD

  • Luciana C.

    /

    Que bom que deu certo e que você gostou. Fica perfeito, né?

  • Pâmela

    /

    Alguém sabe qual é a caloria média de umas 4 bolinhas???

  • Luciana C.

    /

    Pâmela, vai depender do cream cheese que você usar. Se usar o creme de ricota da Polenghi, que tem uma consistência bem próxima do cream cheese light e você fizer 20 pãezinhos com esta receita, cada pãozinho de queijo vai ter mais ou menos 50 calorias.
    Um pão de queijo tradicional tem cerca de 120 calorias.

  • Luciana Camara

    /

    Luciana, Fiz hoje a receita. Infelizmente não deu ponto a massa, mesmo colocando mais tapioca. Só havia uma marca do creme de ricota e não era conhecida. Então não deu para enrolar. Ficaram em forma de discos os paezinhos.

  • Luciana C.

    /

    Luciana, o creme de ricota precisa ser bem firme, com a consistência de cream cheese, senão não dá ponto mesmo. Se você usá-lo bem gelado e deixar a massa pronta por uns 10 minutinhos antes de enrolar, fica mais fácil de fazer as bolinhas.

  • Cintia

    /

    Dá pra usar polvilho (doce ou azedo) nessa receita?

  • Luciana C.

    /

    Cintia, você precisa hidratar o polvilho para obter a goma de tapioca, pois é ela que dá o ponto à massa com o cream cheese.

  • Cintia

    /

    Acabei de testar e estou aguardando assar, se der certo, comento aqui!

  • Luciana C.

    /

    Oba! Deu para enrolar direitinho?
    Se sim, vai ficar bom. 🙂

  • Flávia

    /

    Fiz e ficou incrível! O pão de queijo mais elogiado da década! Muito grata pela receita!

  • Luciana C.

    /

    Obrigada por voltar aqui e contar como foi sua experiência com a nossa receita! 🙂
    Eu que agradeço a visita e o feedback. Volte sempre.
    beijo

  • Silvia

    /

    Lu, acabei de fazer…ficaram lindos e deliciosos…coloquei tomilho fresco! Beijos
    com saudades.

  • Luciana C.

    /

    Hum… que delícia! Até senti o cheirinho do tomilho aqui. 🙂
    Beijão

  • Berta Theodosis

    /

    Fiz a massa, mas em vez de fazer as bolinhas coloquei porções com a colher na sandwicheira e assei nela. Sairam muito bem, so que em forma de quadrados achatados. O gosto ficou maravilhoso e foi bem mais rapido e facil. Obrigada pelas suas receitas, são todas muito boas.

  • Luciana C.

    /

    Oi, Berta! Eu que agradeço seu comentário e seu carinho.
    Adorei a dica de fazer os pães de queijo na sanduicheira. Quando tempo você deixou? 🙂
    Um beijo e volte sempre.

  • luma

    /

    Qual a medida de xícara vc utilizou?

  • Luciana C.

    /

    Luma, em todas as receitas eu uso um medidor padrão de 1 xícara, daqueles que vêm em conjunto. Se não me engano, são 240 ml.

  • gleicy

    /

    super sensacional suas receitas adorei da um alozinho para mim quero ser sua amiga bjsss

  • Laisa

    /

    ah aproveitei para vir aqui contar que minha mãe fazia o melhor pão de queijo do mundo mas depois que descobrimos essa receita perfeitaaaaa e maravilhosaaaaaaa ela nunca mais fez a antiga. agora em casa só tem pão de queijo light que ainda tem baixa caloria. top demais, amamos!!!! (:

  • Luciana C.

    /

    Também adoro essa receita! Depois que aprendi a fazer pão de queijo assim nunca mais fiz diferente. 🙂
    beijo

  • Marie

    /

    Fiz, mas em forminhas. Esperando assar. O ruim do polvilho doce é que ele, apesar de firme, parece se dissolver na forma. Não consegui deixar firme, não. Vamos ver como fica na forminha 🙂 Em tempo: uso a receita de goma na minha dieta. Muito boa!

  • Luciana C.

    /

    Oi, Marie. Eu nunca tive problema com a consistência da massa (acho que dá para perceber que os pãezinhos ficam firmes).
    Espero que os seus também tenham ficado gostosos!
    beijo

  • carla mariana

    /

    Amore adoreiii suas receitas, vc é uma fofa detalhista hehehe continue assim

  • Luciana C.

    /

    Obrigada, Carla! <3

  • Naiá

    /

    Olá Luciana, estou numa fase de cortar doces, farinha, batata e pão estou buscando alternativas para nao sentir tanta falta de pão de queijo e pão frances. Já achei uma receita na dieta dukan para o pão que é muito boa e supre o pão de forma… agora com essa do pão de queijo light, torço para que dê certo e eu consiga com ele saciar as lombrigas rsrs…

    Como ainda nao fiz, nao posso dar certeza, mas acredito que se a massa nao der ponto de enrolar, dá para colocar 1/2 colher de fermento em pó e encher em forminhas de silicone ou fazer na air fryer ou mesmo colocar numa forma de bolo ingles e fazer ele como um bolo mesmo… vou ver se consigo fazer no final de semana e volto para contar o resultado.

    Muito obrigada pelas dicas! Abs

  • Luciana C.

    /

    Naiá, te garanto que esse pãozinho de queijo substitui à altura a receita tradicional. É sucesso sempre aqui em casa e todo mundo que prova, aprova. 😉
    Volta aqui depois pra contar se gostou?
    Eu que agradeço pela visita e pelo comentário! <3

  • Elaine Oliveira

    /

    Querendo fazer já esse pão de queijo. Será que posso substituir o parmesão por ricota?

  • Luciana C.

    /

    Elaine, você até pode substituir, mas o resultado vai ser bem diferente, já que a ricota praticamente não tem sabor. O seu pão de queijo não vai ter sabor de queijo. 😉
    Você não gosta de parmesão? Poderia trocá-lo pelo meia cura, acho que ficaria melhor.

  • Lidiane

    /

    Olá, Luciana!

    Eu posso substituir o cream cheese pelo requeijão ou mussarela?

    Bjs, obrigada!

  • Luciana C.

    /

    Lidiane, nunca fiz assim. Você pode até substitur e depois contar pra gente como fica, mas acredito que não vai dar certo, pois nem o requeijão nem a muçarela têm a mesma textura do cream chesse, ou seja, não seria um a substituição muito adequada, ok?

  • Fernanda

    /

    Oi, Luciana! Passei só pra dizer: essa receita é, simplesmente,’the best’! Aprovadíssimo e por família mineira! O problema, como já lhe falei, é a calça jeans que tá difícil de fechar depois que descobri o CP2ou1… :-))

    Beijo

  • Luciana C.

    /

    Ah, mas esse pão de queijo é super light! É só escolher as opções mais saudáveis que a calça fecha. 😉
    Beijão e obrigada por voltar mais uma vez!

  • Xica

    /

    Oi Luciana, estou fazendo a receita aqui e meu pãozinho ta murchando achatado na forma aqui no forno… 🙁 a única diferença na receita que passou é que eu não tinha queijo parmesão e pus ementaler ralado em vez do parmesão… fora isso, eu fiz a goma sozinha… Em que será que errei…?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Xica, não tenho ideia do que pode ter dado errado. Já fiz inúmeras vezes e nunca deu errado, muitos leitores também já fizeram e não tiveram problema. Será que o cream cheese não era muito firme? Acho que o queijo não faria muita diferença…
    Sugiro que vc deixe as bolinhas um pouco na geladeira antes de levar ao forno, assim elas ficam mais firmes.
    Espero que funcione!
    Beijo

  • Priscila Camargo

    /

    Oi Luciana! Tb tive o mesmo problema da Xica. Os pães ficaram murchos, mas o sabor ficou sensacional! 😀
    Congelei uma parte para assar depois. Vamos ver se a textura melhora…
    Descobri o blog a pouco tempo e tô adorando! Parabéns!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Jura, Priscila? Que estranho!
    Qual marca de cream cheese vc usou? Será que foi isso que influenciou?
    Quase todas as semanas tenho feedback positivo sobre esses pães de queijo… 🙁

  • Mariana

    /

    Achei essa receita simplesmente maravilhosa!!!! A intenção era até deixar uma parte para congelar, mas não sobrou nada!!!! A massa preparada pode ser guardada por quanto tempo?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Mariana, que bom que gostou! Sou super suspeita mas AMO esta receita. 🙂
    Os pãezinhos preassados podem ficar no congelador por até 3 meses.
    Beijo e volte sempre.

  • Fernanda

    /

    Oi Luciana, vou estar esse receita hoje para o lanche da tarde. Gostaria de saber quantas calorias tem o pão de queijo se eu fizer com cream cheese. Obrigada por compartilhar essa receita, volto para comentar. Beijosss

  • Fernanda

    /

    Oi Luciana, vou testar esse receita hoje para o lanche da tarde. Gostaria de saber quantas calorias tem o pão de queijo se eu fizer com cream cheese. Obrigada por compartilhar essa receita, volto para comentar. Beijosss

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Fernanda.
    A quantidade total de calorias da receita vai depender da quantidade de calorias do cream cheese que você usar (a variação entre as marcas é bem grande, não dá para fazer uma média ou então calcular com todas elas). Mas com certeza é bem menor que a quantidade total de calorias da receita normal.
    Espero que goste, esse pão de queijo é uma delícia. 🙂
    Beijo e volte sempre!

  • Fernanda

    /

    Oi Lu, voltei pra comentar…….. Eu simplesmente amei, perfeito, igualzinho o pão de queijo normal. Só achei um pouco mole, da próxima vez vou colocar só um pote pequeno de cream chesse. Parabéns ☺️

  • Luciana Carpinelli

    /

    Fernanda, que bom que gostou! Sou super suspeita, mas esse pãozinho é uma delícia mesmo (e mais gostoso ainda por não ser tão calórico quanto o “original”).
    Mas olha, não aconselho a colocar menos cream cheese pois isso pode alterar a textura e deixar o pão de queijo duro de mais, quase como um biscoito. Se a massa estiver muito mole, o melhor mesmo é colocá-la no congelador por alguns minutos que ela fica mais firme. 😉
    beijo

  • PatLinda

    /

    Está no forno, vamos ver o que vai dar. !!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Pat, espero que fique a delícia de sempre e que vc ame como todo mundo que experimentou!
    Beijo e volte para contar sua experiência. 🙂

  • PatLinda

    /

    Gente, podem fazer!!! Ficou delicioso! Coloquei no forno pre aquecido por 10 minutos, retirei metade para congelar – que já está no freezer – e coloquei o restante mais 10 minutos a 180 e depois mais 5 no 250g para dourar. Delicia!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Que bom que você gostou, Pat! O difícil agora vai ser resistir a fazer toda semana. 🙂
    Obrigada por vir aqui contar.
    Beijão

  • Cintia

    /

    vou tentar fazer depois conto se deu certo. Obrigada por dividir a receita!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Cintia, tenho certeza de que você vai adorar — este pão de queijo é uma delícia!
    Mas volte sim, quero saber suas impressões sobre a receita.
    Beijo 🙂

  • Cristiano

    /

    Sempre acompanho as receitas do site mas nunca voltei para comentar. Dessa vez fui obrigado a comentar. Como bom mineiro que sou, conheço bem o autêntico pão de queijo cuja receita é bem diferente dessa aí. No início fiquei meio desconfiado mas resolvi testar e o resultado me surpreendeu. Realmente é uma delícia, super fácil de fazer e fica bem leve. Parabéns e obrigado por compartilhar.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Cristiano, você não tem ideia de como este seu comentário me deixou feliz! Obrigada, muito obrigada 🙂
    Fico feliz que um autêntico mineiro aprovou esta versão — que é minha preferida.
    Grande abraço e volte sempre!

  • Lise

    /

    Simplesmente maravilhoso, melhor pão de queijo que já comi na visa toda!!!! Acho que nunca mais vou ter coragem de fazer a receita original. kkkkk
    Obrigado!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram